Banca de DEFESA: LEANDRA APARECIDA DE SOUSA SOUZA

DISCENTE: LEANDRA APARECIDA DE SOUSA SOUZA
DATA: 15/02/2023
LOCAL: Departamento de Educação

ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO: PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O TRABALHO PEDAGÓGICO COM A LEITURA E A ESCRITA

Alfabetização; Letramento; Formação de Professores;Ensino remoto.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

O contexto pandêmico causado pela COVID-19 exigiu dos professores novos conhecimentos em relação ao uso de recursos tecnológicos para elaboração dos conteúdos pedagógicos e para ministração das aulas de forma remota, o que demandou reorganização e apreensão dos modos de ler e escrever em ambientes digitais para propostas de ensino e de aprendizagem com crianças em processo de alfabetização. Frente a essa situação questiona-se: quais os recursos pedagógicos foram utilizados durante o ensino remoto emergencial, para o processo de alfabetização? de que forma as atividades pedagógicas, especificamente, de leitura e de escrita foram realizadas por professoras alfabetizadoras nesse contexto de pandemia? Diante disso, esta pesquisa assumiu como objetivo refletir sobre a percepção de professoras alfabetizadoras em relação às propostas de atividades pedagógicas de leitura e de escrita, durante o ensino remoto emergencial, que constituíram o Plano de Atividades para Casa (PAC). Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, por meio de dois procedimentos de coleta de dados: a aplicação de um questionário e a realização de entrevista coletiva, com professoras alfabetizadoras, que atuaram no primeiro semestre de 2021. A análise dos dados a pesquisa apoiou-se nos estudos de Soares (2002) e Morais (2005) sobre o processo de alfabetização e letramento, nos estudos de Rojo (2012; 2016) sobre letramento digital e nos estudos de Tardif (2014) e Nóvoa (1999) referentes à formação de professores e aos saberes docentes, entre outros autores que discutem as temáticas em destaque. A partir dos dados da pesquisa foi possível identificar os recursos multimídias utilizados para o trabalho pedagógico durante o ensino remoto, como o Google Meet e o WhatsApp. As respostas das professoras demonstraram que as percepções em relação às propostas pedagógicas se direcionaram a três pontos, como ao processo de formação continuada para o ensino remoto, às atividades de leitura e escrita desenvolvidas durante o ensino remoto e à relação família e escola, no ensino remoto.

A pesquisa evidencia que a elaboração de um material impresso pelas professoras alfabetizadoras da escola, compondo o PAC, aponta a sensibilidade das professoras enquanto educadoras, revelando sua identidade profissional, a preocupação com o conteúdo a ser lecionado, o cuidado ao transmitir saberes e conhecimentos, a partir da realidade dos estudantes. Esta pesquisa tem como produto educacional: a realização de uma oficina pedagógica aos professores alfabetizadores

Interno - GIOVANNA RODRIGUES CABRAL (Membro)
Presidente - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART (Membro)
Externo à Instituição - JULIANO GUERRA ROCHA - UFJF (Suplente)