Banca de DEFESA: ANTONIA FLÚVIA CARVALHO DOS SANTOS

DISCENTE: ANTONIA FLÚVIA CARVALHO DOS SANTOS
DATA: 06/03/2023
LOCAL: on line meet

PRÁTICAS DE LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR: AS CONTRIBUIÇÕES   DOS CONTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES LEITORAS

Leitura. Letramento literário. Formação docente.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Considerando que a sociedade é permeada por práticas de leitura que acompanham os indivíduos por toda a vida é de suma importância estimular à leitura desde a tenra infância. E o gênero conto de fadas se faz presente na infância dos alunos podendo começar em casa e posteriormente se aprimora-se na escola passando de geração em geração, os contos tem o poder de prender a atenção das crianças, através das histórias encantadoras, cheias de sonhos e fantasias contribuindo para o desenvolvimento intelectual, emocional, afetivo e cognitivo das crianças ampliando o gosto pela leitura. Esta pesquisa justifica-se por entender que a leitura e a escrita são indispensáveis para a formação de um leitor competente para atuar na sociedade. No cotidiano escolar, uma das grandes dificuldades que os alunos têm é a de compreender o que está lendo e de serem leitores proficientes. Assim, o problema que norteia a presente pesquisa é compreender como o professor pode explorar os contos tencionando contribuir para o processo de leitura dos educandos. Essa pesquisa apresenta como objetivo geral produzir um caderno pedagógico com sugestões de atividades que auxiliarão o professor nas práticas pedagógicas sobre o letramento literário, a partir do trabalho com os contos infantis. Para isso, elenca como objetivos específicos: (i) refletir sobre a leitura e a função que a leitura exerce no contexto escolar e (ii) apontar as contribuições da leitura de contos infantis em sala de aula. Nesse viés, para buscar alcançar os objetivos propostos o percurso metodológico está ancorado na pesquisa exploratória e qualitativa de revisão bibliográfica realizada em livros, artigos, no Catálogos de Teses e Dissertações da CAPES, revistas eletrônicas, Scielo e Docero. Como subsídios teóricos os nossos estudos serão embasados em teóricos como Rojo (2013), Freire (1989), Martins (1994), Leffa (1996), Lajolo (2011), Kleiman (1995, 2001, 2002, 2017),  a Base Nacional Curricular Comum BNCC (2018), Cosson (2009, 2018), Abramovich (1997), Compagnon (2009), Faria (2013), Soares; Ferreira (2020), Zilberman (2005, 2007, 2012), Soares (2009, 2011), Candido (1972, 2011), Coelho (1987, 2000, 2003) entre outros. Busca-se, com esta pesquisa, proporcionar uma reflexão acerca de práticas de leituras no âmbito escolar, e as contribuições que os contos tem para desenvolver habilidades leitoras nos anos iniciais do ensino fundamental I.

Presidente - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Membro)
Externo à Instituição - JULIO CESAR MACHADO - UFSC (Suplente)
Externo à Instituição - JULIANNA SILVA GLÓRIA - UFMG (Membro)
Interno - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART (Membro)