Banca de DEFESA: MARIA DE LOURDES DE PAULA AMORIM NUNES

DISCENTE: MARIA DE LOURDES DE PAULA AMORIM NUNES
DATA: 16/03/2023
LOCAL: on line

Os textos da tradição oral no processo de ensino aprendizagem do sistema de escrita: propostas para alfaletrar.

Palavras- chave: Linguagem oral e escrita;  Letrar; alfabetizar.

O presente trabalho elegeu como tema “Os textos da tradição oral no processo de  ensino-aprendizagem do sistema de escrita alfabética: propostas para alfaletrar”.Como objetivo geral,  buscou-se  compreender como os textos da tradição oral podem contribuir para o ensino aprendizagem do sistema de escrita em um contexto de letramento e oralidade. Para alcançar  esses objetivos, esta pesquisa pretendeu (i)compreender a  importância  do ensino- aprendizagem do sistema de escrita alfabética na  alfabetização,  interagindo com as práticas sociais  do letramento e  da oralidade, (ii) analisar a contribuição dos  textos da tradição oral como suporte pedagógico para   a alfabetização.  e (iii) contribuir para o processo de formação de professores alfabetizadores, produzindo  um caderno pedagógico com sugestões de práticas escolares. O estudo está fundamentado  em teóricos como  Soares ( 2004 a  2021),  Freire (1996, 2002),  Castanheira (2009),  Maciel (2009),  Martins (2009), Cagliari ( 2004, 2010),    Vygotsky (1980), Naspolini (2009), Severino, (2017),  Mortatti (2021),  Magalhães (2019), Marcuschi (2001), Frade (2005), entre outros. Trata-se de uma  pesquisa  bibliográfica caracterizada pela categoria teórica já exploradas e trabalhadas por outros pesquisadores. A pesquisa  de  investigação teórica, exploratória   e qualitativa evidenciou a necessidade de ensinar o processo da escrita alfabética  aos alunos com a interação  das práticas sociais em consolidação  com o processo de alfabetização. Então, notou-se que  1) Tornou primordial,   a formação continuada, do educador, em especial o  alfabetizador, para atuar  em segmentos  da educação infantil e nos anos iniciais.  2) Investir , na sala de aula,  em   ações   lúdicas, concretas e sistematizadas, promovendo práticas sociais do letramento, da oralidade e da consciência fonológica em um contexto  de alfabetização. 3) Estimular    habilidades  e competências necessárias  para consolidar   o processo  de  aprendizagem da escrita alfabética, grafofonêmica,  por meio de textos das tradições orais.

Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Suplente)
Externo à Instituição - JULIO CESAR MACHADO - UFSC (Suplente)
Interno - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Membro)
Externo ao Programa - RAQUEL MARCIA FONTES MARTINS - DEL/FAELCH (Membro)