Notícias

Banca de DEFESA: ROSANGELA ADRIANA DO AMARAL MEMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSANGELA ADRIANA DO AMARAL MEMENTO
DATA: 16/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: on line
TÍTULO:

WATTPAD: FERRAMENTA DE INCENTIVO À LEITURA E À ESCRITA


PALAVRAS-CHAVES:

Wattpad; Tecnologias digitais; Formação de professores


PÁGINAS: 137
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente trabalho apresenta como tema  práticas de leitura e escrita mediadas por tecnologias digitais. As tecnologias digitais estão presentes em diferentes práticas sociais  e por intermédio  delas, os sujeitos  realizam tarefas diárias tanto no âmbito pessoal quanto social. Interagem em redes sociais virtuais, escrevem, enviam mensagens, comunicam-se de forma síncrona ou assíncrona; lêem notícias, livros, editam vídeos, tiram fotos, publicam; acessam aplicativos para fins de entretenimento, pagamentos, compras  etc, enfim, tornando-se uma sociedade em rede (LÉVY, 1993; 1998;1999). Diante desse contexto, este trabalho analisa o aplicativo Wattpad, como recurso pedagógico  para o trabalho em sala de aula, considerando-se que as práticas de leitura e escrita na contemporaneidade estão alinhadas às diferentes tecnologias,  e possibilitam  que  docentes e estudantes, em conexão,  possam interagir, integrados ao mundo digital.  Além disso,  as práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais possibilitam que os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem ampliem o letramento digital. Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender as potencialidades do  Wattpad    como recurso para o trabalho com as  práticas de leitura e escrita no ensino médio. Para conseguir o objetivo apresentado, este estudo propõe  (i) analisar os aspectos linguísticos, pedagógicos e tecnológicos que compõem o Wattpad  ; (ii) compreender a relevância das tecnologias digitais, como recursos para o ensino-aprendizagem;  (iii) discutir sobre leitura e escrita mediadas pela tecnologia. A pesquisa está baseada em pensadores como:  Rojo;  Moura (2012); Vieira (2012; 2013); Reis; Gomes (2014);  Reis (2017); Costa; Coelho; Tavares (2020); Chartier (1994); Soares (2002); Silva; De Faria; Almeida (2018); Ribeiro (2021); Coscarelli; Novais (2010); Almeida; Cerigatto (2016), Brasil (2018) entre outros. Metodologicamente, trata-se de uma revisão bibliográfica em trabalhos acadêmicos em português, sobre os possíveis usos das tecnologias digitais, em especial, o Wattpad, como estratégias pedagógicas com o ensino da leitura e escrita. E ainda, de  natureza exploratória, procurou-se analisar o aplicativo Wattpad   quanto aos aspectos linguísticos, pedagógicos e tecnológicos (REIS; GOMES, 2014; REIS, 2017). A pesquisa evidenciou que o Wattpad   oferece recursos multimodais para desenvolver  processo de ensino-aprendizagem no que se refere à leitura e à escrita em contexto digital. Contudo, é pertinente que o docente conheça os recursos, em potencial, disponíveis na plataforma, considerando critérios de avaliação que abranjam as dimensões  linguísticas, pedagógicas e tecnológicas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Membro)
Interno - PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA (Membro)
Externo à Instituição - ROSANGELA RODRIGUES BORGES - UNIFAL (Suplente)
Externo à Instituição - SUSANA CRISTINA DOS REIS - UFSM (Membro)
Interno - GIOVANNA RODRIGUES CABRAL (Suplente)
Notícia cadastrada em: 08/03/2023 14:38
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 04/05/2024 16:45