Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA CARVALHO DE AVELAR

DATA: 25/04/2023
LOCAL: Departamento de Educação

NEUROCIÊNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO NETNOGRÁFICO

Neurociência; Formação continuada; prática docente; Netnografia.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Muito se questiona e discorre sobre a formação docente. Entender esse percurso e o que motiva o professor a buscar novos saberes é fundamental para pensarmos caminhos e possibilidades na prática pedagógica. É preciso refletir sobre formação docente de uma forma integral, tentando abranger todos os caminhos possíveis. O campo da neurociência é um desses caminhos, possibilitando ao educador compreender de que forma o estudante aprende e quais as melhores formas de intervir e mediar a aprendizagem. Assim sendo, esse trabalho fundamenta seus questionamentos na busca por respostas sobre o que se espera dos cursos de formação continuada em neurociência e o que se conhece da neurociência por parte dos educadores. O campo de coleta de dados e de observação pauta-se no curso “Neurociência e Educação” ofertado pela Universidade Federal de Lavras em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. A metodologia abarca a utilização de diário de pesquisa, revisão bibliográfica e um estudo netnográfico aprofundado no curso em questão.

Externo à Instituição - FREDERICO ASSIS CARDOSO - UFMG (Suplente)
Externo à Instituição - FLÁVIA LAGE PESSOA DA COSTA - PUC-MG (Membro)
Interno - ELIASAF RODRIGUES DE ASSIS (Suplente)
Presidente - CLAUDIO LUCIO MENDES (Membro)