Banca de DEFESA: ERIKA MARIA DE SOUZA

DISCENTE: ERIKA MARIA DE SOUZA
DATA: 20/04/2023
LOCAL: Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino DPE/FAELCH

O TRABALHO DO SUPERVISOR E DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA ESCOLA

Formação de formadores, formação docente, pesquisa-formação.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A formação de professores vem sendo foco de estudo, debates, preocupações e, ao longo da história, passou por profundas transformações no Brasil e no mundo. Para tanto, chama-se a atenção para o necessário processo de profissionalização docente que, nas escolas de Lavras, é realizado pelas coordenadoras, supervisoras e apoio pedagógicos. Dessa forma, estratégias junto à Secretaria Municipal de Educação são traçadas, estabelecendo interlocuções com a universidade, pautadas no desenvolvimento e qualificação profissional docente, efetivando a tríade ensino, pesquisa e extensão.  Nesse viés, a pesquisa em tela tem como objetivo investigar como os  supervisores e os coordenadores pedagógicos de uma Rede Municipal do Sul de Minas Gerais, percebem o desenvolvimento do seu trabalho e as possibilidades de ressignifcação dele considerando também o papel de formadores de professores no contexto da escola. Assim, a investigação se deu por meio da pesquisa-formação, com o uso ainda de aplicação de questionário e entrevista com os 57 coordenadores e supervisores. Sob esta ótica, contando com o aporte teórico André e Martins (2020), Placco e Almeida (2012), Gonsalves (2004) e Nóvoa (2019), consideramos importante a formação de formadores, pois oportuniza estudos sobre a formação docente com profissionais responsáveis por essa articulação nas escolas fomentando os processos de desenvolvimento profissional docente numa perspectiva de formação docente centrada na escola. Como resultado identificamos que as supervisoras sentem-se sobrecarregadas com o transbordamente de tarefas administrativas que sobrepõem o pedagógico e formativo. A partir das formações empreendidas no contexto da pesquisa-formação, observou-se avanços na percepção de formadoras de professores como uma responsabilidade das supervisão e coordenação. Constatou-se ainda o delineamento de momentos de formações destindadas aos docentes das escolas em que atuam, na perspectiva da formação em contexto, or meio do desenvolvimento das pautas formativas. Registra-se que, apesar de revelarem que este ainda é um desafio, estão dispostas a efetivasr essa perspectiva de trabalho.a fim suscitar o desenvolvimento de uma formação em contexto de modo que a experiência formativa vivida seja permanente no dia a dia da escola impulsionando o desenvolvimento profissional de docentes e supervisores pedagógicos.

Interno - BRAIAN GARRITO VELOSO (Membro)
Presidente - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Membro)
Externo à Instituição - MARIA DE FÁTIMA ANDRADE - USP (Suplente)
Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Suplente)