Banca de DEFESA: ESTELA CRISTIANE BATISTA SILVA MACHADO

DISCENTE: ESTELA CRISTIANE BATISTA SILVA MACHADO
DATA: 24/04/2023
LOCAL: Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino (DPE)

PEDAGOGIA DE PROJETOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA ANÁLISE DAS PESQUISAS ACADÊMICAS

Pedagogia de Projetos. Anos Iniciais do Ensino fundamental. Prática docente. Formação de professores.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A prática da Pedagogia de Projetos no contexto escolar tem-se apresentado como alternativa de proposta didática que contribui para mudança e melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Ao propô-la, considera-se seu caráter interdisciplinar, transversal, possibilidade de protagonismo do e da estudante na construção da aprendizagem, assim como a autoria e a autonomia do e da docente na mediação do processo. No entanto, ainda percebem-se presentes no cotidiano escolar práticas pedagógicas fragmentadas, ensino de memorização e reprodução do conhecimento; percebem-se também a utilização da prática de projetos de forma simplista ou reducionista, considerando apenas seus aspectos pragmáticos e desconsiderando a importância do ensino para compreensão. Neste sentido, este estudo objetiva identificar e analisar os principais desafios e potencialidades no trabalho com projetos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sinalizados em teses e dissertações no período de 2000 a 2020. O aporte teórico é sustentado por Araújo (2008), Barbosa e Horn (2008), Behrens (2008), Hernández (1998), Hernández e Ventura (2017), Nogueira (2009) dentre outros. Definiu-se como metodologia a pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica e por análise e interpretação de conteúdos com base nos estudos de Bardin (1977). As fontes se constituíram a partir de obras literárias e de produções acadêmicas levantadas nos Catálogos de Teses e Dissertações da CAPES e da BDTD, sendo selecionadas 63 pesquisas. Dos resultados, depreende-se que as diversas áreas do conhecimento vêm sendo contempladas nas discussões da prática de projetos, bem como os temas transversais e a utilização de mídias e tecnologias como dinamizadores das ações. Os dados evidenciam dificuldades de superação do ensino tradicional, fragilidade no embasamento teórico-metodológico dos e das docentes, dificuldades na promoção da autonomia discente, dentre outros fatores apontados como desafios no trabalho com projetos. Evidenciam também possibilidades de trabalho interdisciplinar e em rede de conhecimentos, promoção da definição do perfil docente e de seu desenvolvimento profissional, dinamização da gestão democrática e proposição de processos avaliativos construtivos, dentre outros fatores apontados como potencialidades. Os resultados indicam necessidade de qualificação docente e acompanhamento sistemático da implementação de projetos no cotidiano escolar e apontam experiências exitosas na prática de projetos que podem iluminar novas escolhas pedagógicas. Pretende-se que este estudo possa contribuir para o resgate da discussão sobre as práticas pedagógicas por projetos no cotidiano escolar, como sugestão e ou alternativa para o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, como produto educacional desta pesquisa de Mestrado Profissional foi elaborado um documento orientador para implementação da Pedagogia de Projetos nos anos iniciais do Ensino Fundamental que se propõe a ser um referencial para prática de projetos no cotidiano escolar.

Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Presidente - PAULO HENRIQUE ARCAS (Membro)
Externo à Instituição - NONATO ASSIS MIRANDA - USCS (Membro)
Externo à Instituição - CLAUDIA OLIVEIRA PIMENTA - FCC (Suplente)