Notícias

Banca de DEFESA: TAINARA APARECIDA GARCIA DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAINARA APARECIDA GARCIA DO NASCIMENTO
DATA: 28/04/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Departamento de Educação
TÍTULO:

NEUROCIÊNCIA E A ATUAÇÃO DE PROFESSORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL


PALAVRAS-CHAVES:

Neurociência. Prática docente. Educação Infantil.


PÁGINAS: 123
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Psicologia Educacional
RESUMO:

Durante a década de 1990, diversas inovações científicas e tecnológicas acerca da neurociência foram difundidas. Esse gerou uma maior ascendência dessa ciência sobre outras áreas do conhecimento. Uma dessas aproximações foi o entrelace entre a neurociência e a educação, mais recentemente. Portanto, o presente estudo busca identificar elementos da Neurociência na prática docente na Educação Infantil. Esse estudo partiu da premissa de que as pesquisas que envolvem a neurociência vêm se fortalecendo e fundamentando o processo de ensino-aprendizagem de crianças na Educação Básica. Para essa investigação, adotar-se-á um enfoque qualitativo, tendo como elementos de pesquisa o estudo bibliográfico, a adoção de diário de campo para registro de observações de aula e a entrevista das professoras por meio de um roteiro semiestruturado. Através do diário, foi possível observar e refletir acerca das práticas pedagógicas conduzidas com três turmas da Educação Infantil de uma escola do sul de Minas Gerais. A construção do diário se deu após 40 dias de observação. Ao final, as docentes foram convidadas a participarem de um questionário através da plataforma google forms, com o objetivo de elucidar suas fundamentações pedagógicas e suas relações com o campo neurocientífico. Em síntese, uma das três professoras demonstrou uma maior aproximação com os estudos que envolvem o campo educacional e os fundamentos da neurociência. Mas o interessante é que, as demais docentes apesar de não demonstrarem conhecimento sobre a temática, alcançaram resultados satisfatórios no que tange os objetivos propostos pela escola. Compreende-se que, apesar disso, há uma necessidade de uma formação continuada, principalmente atrelada a neurociência, pois através dessa formação será possível alcançar resultados tangíveis e consolidados acerca do desenvolvimento integral dos alunos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - RODRIGO FERREIRA DE MOURA - DME/FCS (Membro)
Externo à Instituição - MICHELLE ALINE BARRETO - FAGAMMON (Membro)
Externo à Instituição - LÚCIO FERNANDES FERREIRA - UFAM (Suplente)
Interno - KLEBER TUXEN CARNEIRO AZEVEDO (Suplente)
Interno - CLAUDIO LUCIO MENDES (Membro)
Presidente - ALESSANDRO TEODORO BRUZI (Membro)
Notícia cadastrada em: 10/04/2023 15:54
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 04/05/2024 08:12