Banca de DEFESA: MAYCON PADUA REIS

DISCENTE: MAYCON PADUA REIS
DATA: 25/04/2023
LOCAL: Sala de Defesa DPE/Plataforma Google Meet

AMBIENTE UNIVERSITÁRIO E SOFRIMENTO PSÍQUICO: A PERCEPÇÃO DE DISCENTES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DE MINAS

Saúde mental; Ambiente Universitário; Ensino Superior; Assistência estudantil.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

A saúde mental dentro do contexto universitário ganha cada vez mais notoriedade e importância devido aos altos índices de acometimento mental e despertar de consciência para a relevância de problematizar a temática. Assim, a questão das políticas educacionais voltadas para saúde mental universitária se fazem importantes. Investigar o sofrimento psíquico dentro do ambiente universitário tem grande relevância social, uma vez que, esclarecer o sentido em que essas relações podem ser pensadas implica em situar a saúde mental universitária como uma questão de saúde pública, bem como discutir a consolidação de políticas educacionais da Universidade voltadas para saúde mental da/do acadêmico. Este trabalho teve como objetivos discutir o sofrimento psíquico que emerge dentro das relações universitárias e investigar a percepção dos discentes sobre as políticas em saúde mental oferecidas por uma Universidade Federal do Sul de Minas Gerais. Para o alcance desses objetivos, enquanto metodologia houve a realização de uma pesquisa quanti-qualitativa, iniciando-se com o levantamento de trabalhos sobre o tema pesquisado por meio de pesquisa bibliográfica realizada em base de dados da CAPES, Scielo, BDTD e Educ@. Como segunda etapa foram aplicados questionários na população de discentes da Universidade pesquisada, com a finalidade de levantar dados quantitativos e qualitativos quanto às percepções relativas à saúde mental. Foi possível compreender de maneira mais abrangente o ambiente universitário e o sofrimento psíquico e, com isso, a percepção de discentes sobre as políticas em saúde mental oferecidas pela universidade. Concluímos que existem fatores externos ao ambiente universitário que pode ser desencadeadores de sofrimento psíquico, mas grande parte do discentes tendem a culpabilizar o ambiente universitário. Sobre as políticas oferecidas, os alunos tendem a perceber a universidade como responsável pelo fornecimento de serviços de apoio e assistência em saúde mental e ampliar os já existentes. Como produto resultante da pesquisa se criou como Produto Educacional um folder sobre saúde mental universitária a ser apresentado a gestão de uma Universidade Federal do Sul de Minas Gerais e demais instituições de ensino superior por via eletrônica, somado a uma proposta de palestra sobre saúde mental a ser realizada em escolas da cidade de Lavras-MG.

Interno - ALESSANDRO TEODORO BRUZI (Membro)
Interno - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Suplente)
Externo à Instituição - MARIA ELIZA NOGUEIRA OLIVEIRA - UNIFAL (Suplente)
Presidente - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)