Banca de DEFESA: MARIANA MELO COSTA

DATA: 25/04/2023
LOCAL: Via google meet

TORNAR-SE PROFESSOR NO CONTEXTO DE PANDEMIA

Professor Iniciante, Pandemia, Formação Docente, Aprendizagem da docência.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Teorias da Instrução

O professor iniciante, ao adentrar o contexto da sala de aula e da escola, passa por grandes desafios os quais podem gerar questionamentos ou inquietações. Sobre esse período em que deve ser superado pelo professor iniciante é que se debruça a temática desta pesquisa, que busca entender como esse período de superação do professor iniciante no contexto escolar se deu quando esta instituição também superava o desafio da Educação em Pandemia. Para isso, se traçou, como objetivo geral da pesquisa, investigar o processo de inserção profissional de professores iniciantes no contexto da Pandemia Covid-19. Com o intuito de alcançar tal objetivo, essa pesquisa tem uma metodologia de cunho qualitativo, do tipo exploratória, com método de coleta de dados por meio de questionários e entrevistas, onde foi divulgado o questionário a egressos do Curso de Pedagogia da UFLA e depois a partir das respostas dos questionários foram selecionados 10 professores/as iniciantes da pandemia para serem entrevistados. Como principal aporte teórico, utiliza-se os estudos de Huberman (1993), Garcia (2009), Nóvoa (2011), Papi e Martins (2010), Nono (2011) e Gatti et.al. (2019) para descrever a complexidade e as especificidades do período iniciante do professor na escola e em sala de aula. E nos estudos de Canário (1998), Imbernon (2005) e Saviani (1996) para evidenciar a importância da constituição profissional deste docente iniciante. As categorias de análise foram definidas a priori e outras emergiram das falas dos entrevistados, sendo elas: Iniciação da profissão docente: o conflito entre o ideal e a realidade escolar; Saber Atitudinal: entre valores, comportamentos e vivências; Saber Crítico Contextual: a tarefa do educar; Saberes Específicos: a sociedade do conhecimento; Saber Pedagógico: identidade profissional e perspectiva educativa; Saber Didático-Curricular: a relação educador-educando. Como principais resultados destacam-se que a maioria dos docentes entrevistados tiveram dificuldades de se integrarem a equipe escolar, não conseguiram estabelecer um acesso efetivo com a equipe gestora, encontraram uma resistência para estabelecer uma parceria com os pares experientes, encontraram dificuldades em manter o contato com as famílias, dificuldade de estabelecer as relações professor-aluno e aluno-aluno, dificuldade em constituir uma rotina de estudos com os alunos por motivo do ambiente de casa, no período do ensino remoto.

Externo à Instituição - AMANDA VALIENGO - UFSJ (Suplente)
Interno - BRAIAN GARRITO VELOSO (Suplente)
Externo à Instituição - MARLI AMÉLIA LUCAS DE OLIVEIRA - IFSUDESTE MG (Membro)
Interno - GLAUCIA SIGNORELLI DE QUEIROZ GONCALVES - UFU (Membro)