Banca de DEFESA: LESSANDRO JUSTINO DA SILVA

DISCENTE: LESSANDRO JUSTINO DA SILVA
DATA: 25/04/2023

Os pressupostos filosóficos da pedagogia da libertação no pensamento de Freire e Dussel

Dussel, Formação de Professores, Freire, Libertação, Prática Pedagógica.

SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Filosofia da Educação

Em um contexto histórico e social é necessário destacar alguns elementos importantes no processo de transformação da sociedade. Por isso, tem que se verificar se o modelo pedagógico adotado não provoca uma massificação das gentes. Dessa maneira, os autores, Dussel e Freire, podem corroborar para práticas pedagógicas libertadoras, autenticamente cidadãs, firmadas na alteridade, perante às diversidades existentes nos espaços escolares. A pedagogia da libertação acontece a partir do homem espoliado, marginalizado, descaracterizado e considerado um fora do mundo civilizado e moderno. Ao considerar o latino-americano à margem do processo histórico leva-se em consideração a universalidade do pensamento europeu moderno o qual é concebido como centro referencial. Por essa razão, a dissertação, que se integra ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação (PRPG), área de concentração em formação de professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA), tem como tema: Os Pressupostos Filosóficos da Pedagogia da Libertação no Pensamento de Freire e Dussel. A dissertação, por meio de três capítulos, procura lançar luz sobre o modelo de educação opressor e sistematizar as contribuições de Paulo freire e enrique Dussel para uma prática pedagógica libertadora. A pedagogia da libertação, em um contexto temporal e espacial específico, latino-americano, indica que tal concepção está estruturada em formas particulares de compreensão da realidade e de uma análise fundada em um terreno específico, com causas que lhe são próprias, todavia sem negar os fatos históricos ocorridos. O Primeiro Capítulo descreve o cenário desta pesquisa que envolve, minha trajetória e experiências, o tema, o problema de pesquisa, a justificativa, os objetivos, os pressupostos metodológicos, o referencial teórico e contextualizar o pensamento latino-americano de libertação em suas frentes teológicas, filosóficas, pedagógicas e sociológicas. O Segundo Capítulo apresenta a biografia de Freire e Dussel e aponta para a importância dos acontecimentos históricos que ajudaram a forjar um autêntico pensamento latino-americano dos quais os autores são expoentes de grande importância. Além disso, pretende explicitar os pressupostos filosóficos da pedagogia da libertação no pensamento de Freire e Dussel. O Terceiro Capítulo visa demonstrar as contribuições de Freire e Dussel para o desenvolvimento de práticas pedagógicas libertadoras firmadas na alteridade perante às diversidades existentes nos espaços escolares. Ressalta que a concepção pedagógica se constitui como algo fundamental para a ação profissional, pois possibilita que se estabeleça um caminho possível em relação ao ensino e à aprendizagem tanto ao educador quanto ao educando. É indispensável que o educador reconheça a importância de sua prática pedagógica e qual a melhor maneira de contribuir para a aprendizagem do educando. Utiliza-se como metodologia, na confecção da dissertação, uma pesquisa bibliográfica por meio da qual pretende realizar uma análise das obras de Freire (1996) (2015) (2021) (2021) e Dussel (1977) (1993) (1998) (2009) (2012) (2016) e (2018). Ademais, as obras de autores como Boufleuer (1991), Gutiérrez (2000), Boff (2012) e (2013), Santa Clara (2014), Ribeiro (2017), Galeano (2021), freire (2021), Streck et al (2019) também são utilizadas na fundamentação teórica. Assim, busca-se analisar as obras dos autores e demonstrar as suas contribuições para uma ação pedagógica situada que é condição fundamental para o processo de libertação. Além disso, os autores, Freire e Dussel, contribuem para uma atuação pedagógica que considere a importância das diversidades vivenciadas a partir da ética da alteridade.

Presidente - VANDERLEI BARBOSA (Membro)
Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Externo à Instituição - MARGARITA ROSA SGRÓ - UNCP (Suplente)
Interno - FABIO PINTO GONCALVES DOS REIS (Suplente)