Banca de DEFESA: KENIA MARA NAVES NOGUEIRA DE ANDRADE

DISCENTE: KENIA MARA NAVES NOGUEIRA DE ANDRADE
DATA: 28/04/2023

Sentidos sobre a produção de texto na alfabetização: o que mudou na prática docente durante a pandemia?

Produção textual. Formação de professores. Tecnologias digitais. Pandemia e Educação. Ensino Remoto.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Considerando os desafios impostos pela pandemia são notórias as influências que o meio digital, as tecnologias e a indústria da comunicação tiveram em relação à educação. Mesmo diante dessas mudanças os desafios relacionados à escrita e a produção textual continuam sendo discursos recorrentes de docentes que apontam o baixo desempenho de alunos inseridos em diferentes níveis de ensino apontando para a exigência de uma nova abordagem em relação a essas habilidades. Diante das dificuldades encontradas e, mesmo presentes a novas propostas de trabalho para o ensino da Língua Portuguesa, verifica-se que o caminho para a construção de um bom texto não tem sido profícuo, muito pelo contrário, tem exposto as fragilidades de um modelo de ensino que não atende o universo dos alunos que são oriundos de diferentes contextos socioeconômicos. Nesse contexto o objetivo principal deste estudo foi investigar a utilização de estratégias de ensino para o trabalho com a produção textual de estudantes em fase de alfabetização, utilizadas durante a suspensão presencial das aulas. Os objetivos específicos deste trabalho recaem sobre mapear trabalhos sobre a produção textual nas escolas durante a pandemia; conhecer a literatura sobre a construção de textos e as suas estratégias de ensino na escola durante esse período pandêmico; levantar as percepções de alfabetizadores que atuam em escolas sobre o ensino da produção de texto e as estratégias utilizadas no período da pandemia para esse ensino. Foi realizada uma pesquisa teórica embasada na visão de alguns estudiosos como Bakhtin (1992), Marcuschi (2008), Koch (2010), Dolz (2004), Noverraz (2004) e Schneuwly (2004) e Costa-Hübes (2008). Com base neste propósito, a abordagem metodológica alinhou-se a uma pesquisa qualitativa com a formatação que de um questionário composto de questões estruturadas e semiestruturadas, de forma remota, aplicado junto aos professores regentes do Ensino Fundamental Anos Iniciais da rede pública e privada de uma cidade do Sul de Minas Gerais. A análise dos dados coletados evidenciou que os professores, ao empregarem estratégias diversificadas para trabalhar a produção textual em sala de aula atingem seus objetivos com maior efetividade. Outro ponto notabilizado foi relacionado a importância da formação continuada que contribui para uma prática docente proficiente.

Externo à Instituição - ELAINE MARIA MORAIS - UEMG (Suplente)
Presidente - GIOVANNA RODRIGUES CABRAL (Membro)
Interno - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART (Membro)
Externo à Instituição - JULIANNA SILVA GLÓRIA - UFMG (Membro)