Banca de DEFESA: LARISSA CARDOSO OLIVEIRA

DISCENTE: LARISSA CARDOSO OLIVEIRA
DATA: 27/04/2023
LOCAL: Google Meet

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DO PRÉ-UNI/UFLA: A MOBILIZAÇÃO DOS SABERES DOCENTES E DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.

Formação de professores. Saberes docentes. Pré-Uni. Espaço formativo

SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos

Exercer a ação educativa, enquanto ação formativa é uma atividade extremamente complexa e de alta responsabilidade, o agente desse exercício deve ter qualificação para o desempenho de sua função. Nesse sentido, os estudantes de licenciaturas e futuros professores conjugam ao conhecimento científico todo um rol de atividades que, gradativamente, o levará a tomar consciência da complexidade implicada em seu papel profissional e sobre a necessidade de desenvolver os saberes de sua profissão. Amparados especialmente em Maurice Tardif (2002), evidenciamos que os saberes de uma profissão são constituídos de maneira temporal. Isto é, conforme o profissional avança em sua prática e se depara com dificuldades e situações que exigem certo grau de competência, o profissional vai se constituindo e ampliando suas áreas de saberes. Para os futuros professores esses saberes se desvelam com o avançar da graduação de maneira teórica e prática a partir das experiências e dos espaços formativos durante a formação inicial nas licenciaturas para que essa construção aconteça e favoreça o exercício da prática docente. Portanto, a proposta desta pesquisa foi a de desenvolver uma investigação sobre o Programa de Apoio Pré-Universitário - Pré-Uni realizado pela parceria entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Prefeitura Municipal de Lavras, sendo uma ação extensionista que visa dar condições para que jovens e adultos, oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que estudaram em escolas públicas do município de Lavras. Essa investigação pretende ampliar a nossa compreensão se o Pré-Uni de fato é um espaço que propicia a experiência da prática docente aos estudantes/professores da UFLA, assim, colaborando com a formação de professores, a mobilização de saberes docentes e, em especial, o desenvolvimento dos saberes experienciais. Para o desenvolvimento da investigação aqui proposta, realizaremos um levantamento de referenciais teóricos para identificar os respaldos acerca da importância dos saberes experienciais na formação de professores, e sobre como a experiência prática corrobora uma formação ampla, reflexiva e crítica. Em um segundo momento pretende-se fazer a imersão no campo de pesquisa, de forma a contextualizar as atividades desenvolvidas no Pré-Uni, na tentativa de compreender como o curso se constitui como um espaço formativo para os licenciandos, a partir da práxis vivenciada pelos futuros docentes. Ainda, a coleta de dados por meio de questionário se faz necessária para a verificação, na voz dos estudantes/professores, sobre os saberes que são mobilizados no desenvolvimento das aulas e sobre os impactos da experiência na constituição docente dos futuros professores. Portanto, a metodologia adotada para desenvolver a pesquisa será do tipo qualitativo, para compreendermos o impacto na formação docente de licenciandos e bacharelandos que experienciam o desenvolver da práxis pedagógica em um espaço formativo.

Externo à Instituição - WELLINGTON DONIZET FERREIRA - UEMG (Membro)
Interno - PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA (Membro)
Externo à Instituição - JULIANNA SILVA GLÓRIA - UFMG (Suplente)
Interno - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART (Suplente)