Banca de DEFESA: POLLYANNA MARIA RESENDE

DISCENTE: POLLYANNA MARIA RESENDE
DATA: 28/04/2023
LOCAL: Online pelo Google Meet

A CONSTITUIÇÃO DO RACIOCÍNIO PEDAGÓGICO POR FUTUROS PROFESSORES NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Raciocínio Pedagógico, Residência Pedagógica, Formação Docente, Aprendizagem da Docência.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A presente dissertação de mestrado, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA), vinculada a Linha de Pesquisa Desenvolvimento Profissional Docente, práticas pedagógicas e inovações e ao grupo de pesquisa do CNPq intitulado: Grupo de Pesquisa sobre Formação Docente e Práticas Pedagógicas (FORPEDI), apresenta os resultados finais da pesquisa que teve como objetivo investigar como se deu os processos do Raciocínio Pedagógico, no contexto do Programa Residência Pedagógica, considerando o contexto pandêmico – Covid-19  em que as atividades se desenvolveram, buscando compreender a partir das experiências relatadas pelos residentes nos seus registros reflexivos, a constituição do raciocínio pedagógico existente em suas atividades e ações durante o processo de ensino e aprendizagem no programa Residência Pedagógica. A partir dessa pesquisa, foi possível compreender que os processos de aprendizagem profissional da docência dos residentes, acontecem mediante o contato com dilemas e/ou situações difíceis e conflituosas da prática pedagógica. Baseado nisso, buscamos responder perguntas como: Como as atividades desenvolvidas no contexto da Residência Pedagógica oportunizaram o desenvolvimento do Raciocínio Pedagógico? Quais conhecimentos emergiram das atividades pedagógicas propostas? Quais as evidências de construção e aquisição do Raciocínio Pedagógico no exercício da docência pelos residentes? Apoiamos teoricamente em autores que discutem sobre as temáticas da aprendizagem da docência (BOLZAN et. al 2014; MIZUKAMI 2010; SHULMAN 2014; NÓVOA 1995; BOLZAN 2009); sobre o Programa Residência Pedagógica (CAPES 2018; BRASIL 2018; IMBERNÓN 2006); e sobre os processos de raciocínio pedagógico (SHULMAN, 2014, 1986; MIZUKAMI, 2004; BARBOSA 2018). Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa, e como instrumento para a coleta de dados a análise dos Registros Reflexivos produzidos pelos residentes ao longo do programa. Foram selecionados 10 registros reflexivos, a partir dos critérios de seleção: presença de elementos para a constituição de um Raciocínio Pedagógico; Aprendizagem da docência; A formação docente no contexto do programa e a aproximação com o tema de pesquisa. Logo, analisando esses dados, emergiram as nossas categorias: Aprendizagem da docência; Das possibilidades do desenvolvimento do raciocínio pedagógico; Dilemas do ensinar no contexto da pandemia: exigência do raciocínio pedagógico e da construção de novos saberes sobre a docência. As análises mostraram que o envolvimento desses estudantes com as regências no PRP, contribuiu para a sua formação como professores, permitindo: relacionar a teoria estudada no curso com a prática pedagógica desenvolvida no espaço das escolas; potencializar processos de elaboração do conhecimento a partir da prática pedagógica e os desafios postos por ela desde o seu planejamento até o seu desenvolvimento; evidenciou a atitude reflexiva frente às regências desenvolvidas e àquelas que desejavam desenvolver; fomentando os processos de raciocínio pedagógico. Concluímos que a participação dos estudantes, no Programa Residência Pedagógica permitiu o desenvolvimento do raciocínio pedagógico pelas futuras pedagogas, favorecendo a aquisição de uma postura profissional contextualizada e significativa. Permitiu ainda a ressignificação de conhecimentos profissionais, favorecendo a constituição da aprendizagem da docência e sua identidade profissional.

Externo à Instituição - AMANDA VALIENGO - UFSJ (Suplente)
Externo à Instituição - MARLI AMÉLIA LUCAS DE OLIVEIRA - IFSUDESTE MG (Membro)
Interno - BRAIAN GARRITO VELOSO (Suplente)
Interno - GLAUCIA SIGNORELLI DE QUEIROZ GONCALVES - UFU (Membro)