Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIZABETH DE JESUS ROMEU GARCIA

DATA: 06/07/2023
LOCAL: ON LINE

O  ENSINO HÍBRIDO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR

Ensino Híbrido; Alfabetização; Formação Docente; Metodologias ativas.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

Com a mudança de cenário devido a pandemia causada pela Covid 19, as escolas do mundo todo tiveram suas aulas presenciais suspensas. Professores tiveram que adequar sua prática pedagógica diante de um contexto novo e ao mesmo tempo desconhecido. Com essa suspensão ocorrida a partir de março de 2020, tanto o governo estadual quanto o municipal, tiveram que desenvolver estratégias para que a retomada das aulas acontecessem de forma remota. Assim, em Minas Gerais, em meados de maio deu-se início ao ensino remoto, onde num cenário de incertezas, e ao mesmo tempo de novidades, período também de adaptação ao isolamento social imposto, famílias e professores tiveram de uma hora para outra adaptar-se as novas exigências desse novo formato de ensino que se instalava, incluindo nesse contexto o trabalho remoto com base nas tecnologias digitais e no acesso a internet. Com  a retomada das aulas semipresenciais em 2021, o ensino híbrido trouxe expectativas e reflexões acerca da  prática pedagógica do professor alfabetizador, e, muito se questionou sobre a formação docente específica para esse período de pandemia e como o professor conseguiu se adaptar as novas demandas e garantir um ensino-aprendizagem aos alunos, que atendesse às exigências legais impostas. Assim, esta pesquisa tem por objetivo analisar a proposta de ensino híbrido na prática do professor alfabetizador implementada em uma rede municipal de ensino, com intuito de verificar como esta proposta impactou o fazer docente durante a pandemia da Covid 19. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, de cunho qualitativo, com a realização de um questionário e entrevistas semiestruturadas com professoras alfabetizadoras, que aturam nessos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa busca fundamentação teórica nos estudos de Soares (2002; 2004; 2016) sobre alfabetização, de Nóvoa (1991; 2017) sobre formação de professores, de Bacich e Moran (2017) sobre metodologias ativas. A reflexão proposta pela pesquisa está pautada na mescla entre o ensino presencial e o ensino híbrido que e apropria do mundo digital, adotando metodologias ativas para a aprendizagem dos alunos, onde a formação docente e a prática pedagógica assumem um papel crucial para que de fato essa aprendizagem aconteça.

Externo à Instituição - JULIANNA SILVA GLÓRIA - UFMG (Suplente)
Presidente - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART (Membro)
Interno - GIOVANNA RODRIGUES CABRAL (Membro)
Externo ao Programa - ESTELA APARECIDA OLIVEIRA VIEIRA - DED/FAELCH (Suplente)