Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: KEILA MONTES PEREIRA RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KEILA MONTES PEREIRA RODRIGUES
DATA: 12/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Departamento de Educação
TÍTULO:

 

LEITURA LITERÁRIA NA ALFABETIZAÇÃO: ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE AS ESTRATÉGIAS E AS FASES DE LEITURA


PALAVRAS-CHAVES:

Estratégias de leitura. Leitura literária. Fases da leitura. Alfabetização.


PÁGINAS: 69
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Partimos da premissa de que a leitura é um processo permanente de interação entre leitor e texto, em que os sujeitos se apoiam tanto em determinadas finalidades que guiam a leitura como em seus conhecimentos e experiências prévias, com a finalidade de produzir sentidos e compreender efetivamente os textos. Nessa perspectiva, a pesquisa tem como objetivo identificar como a leitura literária, a partir da proposta das estratégias, pode contribuir para o avanço das fases de leitura de crianças em fase de alfabetização. Para isso, a investigação proposta configura-se em uma pesquisa de natureza aplicada, participante, de abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, tomando como procedimento técnico e investigativo a observação sistemática, a partir da aplicação de atividades de leitura, durante o ano letivo de 2022, em uma escola da rede municipal de uma cidade do Campo das Vertentes, Minas Gerais. Como base teórica destacamos os estudos de Solé (1998) referentes às estratégias de leitura, de Girotto e Souza (2010) no que concerne as estratégias direcionadas especificamente a leitura literária e os estudos de Ferreiro e Teberosky (1999) sobre as fases da leitura. Constatamos por meio dessa investigação que as ações e estratégias de leitura literária realizadas contribuíram para o avanço das fases da leitura de crianças do 1º ano do ensino fundamental, em processo de alfabetização. O que permite (re)pensar sobre a importância do desenvolvimento de estratégias de leitura literária e práticas de letramento literário em sala de aula, pois tais estímulos favorecem o desenvolvimento cognitivo e afetivo das fases da leitura das crianças e o processo de formação de leitores. Além disso, esta pesquisa apresenta como produto educacional a realização de um minicurso de extensão, intitulado Estratégias de leitura: reflexões sobre as contribuições para a formação de mediadores de leitura na educação básica, com carga horária de 40 horas, direcionado a comunidade, a graduandos, a pós-graduandos e aos profissionais da educação, em especial, a professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. O minicurso, vinculado ao Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita (NELLE) da UFLA, contemplou atividades virtuais, via Google Meet e campus virtual e encontros presenciais, no período matutino no departamento de educação da UFLA, no ano de 2023. 

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - RENATA JUNQUEIRA DE SOUZA - UNESP (Membro)
Externo à Instituição - KENIA DE ADRIANA AQUINO - UFR (Suplente)
Presidente - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART (Membro)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)
Interno - GIOVANNA RODRIGUES CABRAL (Suplente)
Notícia cadastrada em: 27/06/2023 13:42
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 04/05/2024 11:29