Banca de QUALIFICAÇÃO: SÍLVIA MARY APARECIDA DA CRUZ SOUZA BOTEGA

DISCENTE: SÍLVIA MARY APARECIDA DA CRUZ SOUZA BOTEGA
DATA: 25/07/2023
LOCAL: google mett

AVALIAÇÃO DE SISTEMAS E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E IMPLICAÇÕES.

Avaliação de Sistemas. Supervisão Pedagógica. SIMAVE.

SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais

A pesquisa em questão está sendo desenvolvida no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O estudo tem como foco as avaliações de sistema da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) correlacionando-as ao trabalho da supervisão pedagógica. A supervisão pedagógica tem um importante papel nos processos avaliativos, principalmente na compreensão e o uso de seus resultados. No entanto, muitas dificuldades são encontradas por estes profissionais com relação às avaliações, o que pode interferir no bom desenvolvimento do trabalho. Dessa maneira, é imprescindível destacar o elo entre supervisão e avaliação, sendo a supervisão, aquela que pode contribuir para que os estudantes efetivamente aprendam. Assim, os problemas que norteiam a presente pesquisa são: quais caminhos que a supervisão pedagógica no contexto das avaliações de sistemas de Minas Gerais de fato está trilhando? Que desafios e implicações essas avaliações colocam para a atuação da supervisão pedagógica no cotidiano escolar? Qual o lugar que a supervisão pedagógica assume neste contexto em que as avaliações de sistema impõem resultados às escolas e demandas que podem levar à ressignificação das práticas supervisoras? Diante do exposto, tem-se como objetivo geral identificar os desafios, as possibilidades e as implicações da avaliação de sistemas na atuação da supervisão pedagógica em escolas da rede estadual de Minas Gerais. De forma específica, pretende-se: i) compreender a função da supervisão pedagógica na rede estadual de Minas Gerais. ii) analisar o papel da supervisão pedagógica com foco no Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação (SIMAVE), considerando as avaliações sistêmicas da aprendizagem e Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB); iii) identificar e analisar os subsídios oferecidos pela rede estadual para a atuação da supervisão pedagógica no uso dos resultados do SIMAVE junto às escolas. iv) conhecer como são analisados e utilizados os resultados do SIMAVE pela equipe pedagógica das escolas. Para subsidiar o desenvolvimento da pesquisa, está se apoia em autores como: Bonamino, Dalben, Gatti, Sousa, Saviani, Perboni, Freitas, Rangel, Alavarse dentre outros. Para isso, optou-se pela pesquisa qualitativa, do tipo exploratória com análise documental, bibliográfica e trabalho de campo. Para a coleta de dados, serão utilizados questionários e entrevistas para os/as profissionais da supervisão pedagógica. Os/as analistas educacionais da superintendência regional de ensino serão somente entrevistados utilizada apenas a entrevista. Os dados serão analisados mediante a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Pretende-se que esta pesquisa possa contribuir na compreensão da função da supervisão pedagógica e no desenvolvimento de seu trabalho com relação às avaliações sistêmicas. Para tanto, em decorrência dos resultados da mesma, propõe-se como Produto Educacional (PE), um curso de formação continuada para a supervisão pedagógica das escolas de educação básica da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG).

Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Presidente - PAULO HENRIQUE ARCAS (Membro)
Externo à Instituição - MARIA HELENA DE AGUIAR BRAVO - USP (Suplente)
Externo à Instituição - CLAUDIA OLIVEIRA PIMENTA - FCC (Membro)