Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO HENRIQUE SANTANA OLIVEIRA

DISCENTE: FRANCISCO HENRIQUE SANTANA OLIVEIRA
DATA: 04/08/2023
LOCAL: A organização da banca será híbrida (alguns membros estarão presenciais e o externo virtualmente)

O ESTATUTO EPISTEMOLÓGICO DOS JOGOS TRADICIONAIS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ENTRE AUSÊNCIA, INSTRUMENTALIZAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA

Jogo Tradicional; Folclore; Educação Física; Organização do Trabalho Pedagógico; Formação Docente.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Os jogos tradicionais correspondem a manifestações folclóricas da infância que durante séculos e em diferentes civilizações desempenharam um papel fundamental na transmissão de valores e códigos sociais entre gerações (FERNANDES, 1979). No entanto, o crescimento e disseminação exponencial das tecnologias vêm modificando os jogos/brincadeiras populares (de rua) ao passo que o aumento da violência urbana engendra o decréscimo de seus saberes, essencialmente devido à transmissão oral e interação, características dessas expressões lúdicas, estarem comprometidas por esses fatores. Em vista da impossibilidade dos jogos tradicionais se realizarem nas praças e ruas de antigamente, igualmente pela ameaça representada pela ascensão dos jogos eletrônicos, fica a cargo da escola através da prática pedagógica do professor de Educação Física a tarefa de garantir sua continuidade e valorização, uma vez que estes figuram na qualidade de um dos conteúdos específicos (objeto de conhecimento) da subárea, o qual integra o conjunto de expressões da cultura corporal de movimento (CARNEIRO, 2012, 2015, 2017; CARNEIRO, SILVA E REIS, 2020). Para tanto, se torna imprescindível investigar as concepções e práticas pedagógicas destes profissionais de ensino acerca do tema, tanto em função da complexidade inerente ao fenômeno lúdico (jogo), seu caráter subjetivo e imanente, no qual os jogos tradicionais dentre outras práticas sociais como o esporte e a dança encontram o baluarte para sua manifestação (estado lúdico). Bem como pela deficiência da formação em relação ao tema, uma vez que as abordagens de ensino da Educação Física, mesmo apresentando o jogo enquanto conteúdo de ensino - com exceção da proposta construtivista - pouco se esmeraram em conferir o aprofundamento teórico necessário para sua tematização pelos professores. Decorrendo de forma subjacente em uma confusão conceitual quanto às finalidades de sua aplicação no ambiente educativo (FRANCHI, 2017). Conquanto, o jogo (tradicional) figura tanto na forma de conteúdo, quanto de metodologia de ensino com finalidades externas a sua manifestação. Ou seja, ocorre uma instrumentalização para outros fins, tal como no desenvolvimento de capacidades físicas ou aperfeiçoamento de gestos técnicos, desconsiderando muitas das vezes sua riqueza social e histórica. Em consonância, esta pesquisa tem como objetivo cotejar a concepção de jogo(s) tradicional (is) de professores de Educação Física através da observação de suas manifestações na escola, pari passu o modo com o qual estes organizam o trabalho pedagógico para ensiná-lo. A metodologia consiste em uma abordagem qualitativa com desenho narrativo, sendo o público-alvo da investigação composto por professores de Educação Física atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental de um município do interior de Minas Gerais – MG. Observações sobre a rotina das aulas de Educação Física e entrevistas semiestruturadas serviram como instrumentos para a coleta dos dados. Os resultados serão analisados até a data da defesa através do método da triangulação (DENZIN e LINCOLN, 2000). Ao final da proposta serão realizadas oficinas de formação sobre o Jogo Tradicional junto aos professores participantes da pesquisa. (Produto Educacional).

Presidente - KLEBER TUXEN CARNEIRO AZEVEDO (Membro)
Externo à Instituição - JOÃO CARLOS MARTINS BRESSAN - UNEMAT (Membro)
Interno - FABIO PINTO GONCALVES DOS REIS (Membro)
Interno - ALESSANDRO TEODORO BRUZI (Suplente)