Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANGELA GIFONI TIERNO

DISCENTE: MARIANGELA GIFONI TIERNO
DATA: 28/08/2023
LOCAL: Remoto

(TRANS)FORMAÇÃODEPROFESSORESEINOVAÇÕESPEDAGÓGICAS FRENTE ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS:DESAFIOS DA (NOVA) REALIDADE NA EDUCAÇÃOBÁSICAPÓS-PANDEMIA

Palavras-chave:Tecnologiasdigitais.Formaçãodeprofessores.Enunciado.Entonação.

SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação

EstapesquisaapresentadaparaocursodeMestradoemEducaçãotrazcomotemaa(Trans)formação de professores, inovações pedagógicas frente às TDICs e os desafios da(nova) realidade na Educação Básica pós-pandemia. Com o contexto presencial da educaçãopós-pandemia, novas adaptações foram necessárias em relação às plataformas e tecnologiasdigitais.Sendoassim,inevitavelmente,odebatearespeitodaformaçãodocenteganhanotoriedade, quer seja, no lugar das práticas educativas da educação básica ou nas práticasformativasdoensinosuperior.Estetrabalhotemcomoquestãonorteadoraoseguinteproblema: De que maneira a rede básica de Educação de São José dos Campos - SP temprojetado a formação continuada de professores para o/no pós-pandemia, principalmente emrelação às tecnologias da informação na escola? Dessa maneira, o objetivo principal é analisarcomo a rede pública da Educação Básica tem idealizado a formação continuada de professorespara/no pós-pandemia, principalmente em relação às questões referentes às tecnologias naescola com ênfase para os recursos e/ou mídias digitais frente aos desafios para a novarealidade da Educação brasileira no pós-2020; a partir do viés teórico do Círculo de Bakhtin,considerando os enunciados concretos levantados pela pesquisa e sua natureza dialógica. Estapesquisa adota a abordagem qualitativa por considerar o processo de como aparecem osdesafios, dilemas e realidades em relação à formação continuada de professores da rede básicado estado de São Paulo, no município de São José dos Campos - SP, frente às mídias digitais,principalmenteanalisandooperíododeantes,duranteepós-pandemia.Doisgruposconstituirãoossujeitosdepesquisa:professoresdaeducaçãobásicadaredeestadualegestoresescolares.Apesquisafoifeitapormeiodegrupofocalcomosprofessoreseentrevista com os gestores. Quanto à análise do corpus, foram utilizados pressupostos teóricosque se aproximam da perspectiva da dialética por estar penetrando no mundo das contradiçõesexistentes na relação do objeto com a sociedade em que ele está inserido; baseando-se emBakhtin (2011), Volóchinov (2019), Medviédev (2010) para análise dos enunciados e daentonação. Além disso, a pesquisa também está embasada em Moran (2004) e Pretto (2010),entre outros, no que diz respeito aos novos espaços do professor frente às tecnologias digitais.A partir corpus analisado, foi possível perceber que a formação de professores para o uso dastecnologiasnoBrasilaindaéconsideradainsuficientepordiversosmotivos,taiscomo,faltadeinvestimentosnaeducação,poucaênfasenaformaçãoinicial,dificuldadesnainfraestrutura,falta depolíticaspúblicasadequadaseresistência dosprópriosprofessores.

Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Suplente)
Externo à Instituição - PEDRO FARIAS FRANCELINO - UFPB (Membro)
Presidente - MARCO ANTONIO VILLARTA NEDER (Membro)
Externo à Instituição - JANAINA DE ASSIS RUFINO - IFSUDESTE MG (Suplente)