Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA CARVALHO CAPRONI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA CARVALHO CAPRONI
DATA: 02/08/2023
LOCAL: Plataforma dó Google Meet

Avaliação da aprendizagem no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: Análise das matrizes curriculares dos Institutos Federais de Minas Gerais

Avaliação de aprendizagem; formação de professores; licenciatura em ciências biológicas.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

A avaliação da aprendizagem é um tema primordial a ser abordado nos cursos de licenciatura, isso porque independente da finalidade, as avaliações possuem um papel importante para o processo de ensino e aprendizagem. Porém, pesquisas apontam inúmeras lacunas durante a formação docente no que se refere à avaliação, já que na maioria das vezes o tema é discutido de forma superficial em diferentes disciplinas ou não possui um conteúdo curricular específico; o desafio é ainda maior ao analisar a abordagem do tema nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas. Sem essa formação teórica e prática ao adentrar na sala de aula, as dificuldades são maximizadas e o aprendizado efetivo dos alunos fica acometido. Tendo em vista essa temática e o problema apresentado, este trabalho tem como objetivo principal: analisar as matrizes curriculares dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas oferecidos pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, no que tange a discussão sobre avaliação da aprendizagem no processo de formação inicial. Para isto, foi realizada uma fundamentação teórica de acordo com livros e trabalhos publicados de autores como: Domingos Fernandes, Bernadete Gatti, Cipriano Carlos Luckesi, Benigna Villas Boas, entre outros. Posteriormente será realizada uma análise documental de caráter qualitativo, onde serão analisadas as matrizes curriculares e demais documentos, a fim de que seja possível observar o espaço que avaliação ocupa nas discussões referentes ao curso. Em decorrência dos resultados desta pesquisa será proposto como produto educacional o desenvolvimento de um minicurso intitulado “Avaliação da aprendizagem e formação docente: ontem, hoje e amanhã” aos discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Presidente - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Interno - PAULO HENRIQUE ARCAS (Membro)
Externo à Instituição - FABIANA LÚCIO OLIVEIRA - IFSULDEMINAS (Membro)
Interno - BRAIAN GARRITO VELOSO (Suplente)