Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO VICENTE GUALBERTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO VICENTE GUALBERTO
DATA: 30/08/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet

ANÁLISE DOS DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO

Ensino médio; Novo ensino médio; Projeto de vida.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

A presente pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem como propósito investigar os desafios e perspectivas na implementação do projeto de vida no novo Ensino Médio em âmbito nacional, com foco na educação pública. Para alcançar esse objetivo, será adotada uma abordagem metodológica fundamentada em pesquisa documental bibliográfica. A análise crítica das políticas educacionais, diretrizes do Ministério da Educação e regulamentações das Redes Estaduais de Educação do país permitirá identificar os desafios enfrentados pelas escolas públicas na concretização do novo modelo de Ensino Médio, com ênfase no projeto de vida. Serão explorados trabalhos científicos já produzidos que tratam da temática do novo Ensino Médio e do projeto de vida. Por meio dessa investigação, almeja-se contribuir para a compreensão dos desafios enfrentados pelas escolas públicas na implementação do projeto de vida no novo Ensino Médio, buscando identificar estratégias efetivas que favoreçam o desenvolvimento integral dos estudantes e promovam uma educação mais personalizada e inclusiva. A pesquisa busca fornecer subsídios para aprimorar as políticas educacionais e práticas escolares, contribuindo para a construção de um Ensino Médio que atenda às necessidades e aspirações dos jovens brasileiros, preparando-os para os desafios do mundo contemporâneo.

Externo à Instituição - RICARDO ELEUTÉRIO DOS ANJOS - UFCAT (Membro)
Presidente - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Interno - PAULO HENRIQUE ARCAS (Membro)
Externo à Instituição - MARY ÂNGELA TEIXEIRA BRANDALISE - UEPG (Suplente)