Banca de DEFESA: LUNESSA MARTINS DE MELO

DISCENTE: LUNESSA MARTINS DE MELO
DATA: 28/08/2023
LOCAL: google meet (on line)

CLIMA ESCOLAR E SAEB: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA ANÁLISE DAS PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE OS QUESTIONÁRIOS CONTEXTUAIS

Clima escolar. Questionários contextuais. Saeb. Revisão bibliográfica.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais

O clima escolar é um tema inerente aos espaços educacionais e deve fazer parte das discussões teóricas e práticas no chão da escola. Além disso, é uma temática também abordada nas avaliações externas, em particular no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A partir disso, buscou-se aqui: conhecer as pesquisas acadêmicas que dissertam sobre os questionários contextuais do Saeb, verificando a relação entre as questões nelas apresentadas e o clima escolar. Para tanto, procurou-se observar as nuances entre os questionários contextuais do Saeb aplicados na última década: 2011, 2013, 2015, 2017 e 2019. No cerne da pesquisa, realizou-se um levantamento bibliográfico das teses e dissertações presentes no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O aporte teórico foi sustentado principalmente por Alves (2016), Aquino (2011), Bonamino (2013), Candian e Rezende (2013), Cunha (2014), Moro (2018), Moro, Vinha e Morais (2019), Oliveira e Waldhelm (2016), Silva e Menin (2015), Soares (2002), dentre outros. Utilizando o descritor “questionários contextuais”, foram selecionadas 15 pesquisas para análise e elaboradas quatro categorias de análise: 1- As relações com o ensino e com a aprendizagem; 2- As relações com o trabalho e a gestão escolar; 3- A gestão e a participação; 4- A família, a escola e a comunidade. A partir da análise dos trabalhos encontrados, constatou-se um número reduzido de pesquisas que entrelaçam o clima escolar aos questionários contextuais do Saeb. No que tange os resultados das pesquisas encontradas, observou-se um norteamento positivo a partir das questões presentes nos questionários contextuais do Saeb, entretanto, uma leitura simplificada e/ou isolada das respostas deles não seriam suficientes para compreender as questões sobre o clima escolar.

Externo à Instituição - RODRIGO FERREIRA RODRIGUES - IFES (Suplente)
Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Presidente - PAULO HENRIQUE ARCAS (Membro)
Externo à Instituição - MARIA HELENA DE AGUIAR BRAVO - USP (Membro)