Banca de DEFESA: FRANCINE DE SOUZA REZENDE LEITE

DISCENTE: FRANCINE DE SOUZA REZENDE LEITE
DATA: 30/08/2023
LOCAL: Via google meet

O USO DOS CASOS DE ENSINO NO PROCESSO DE QUALIFICACAO DA DIDATICA E DA DOCENCIA NA EDUCACAO BASICA

Didática. Docência. Casos de ensino. Formação Docente

SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Planejamento Educacional

A presente dissertação de mestrado, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA), vinculada a Linha de Pesquisa Desenvolvimento Profissional Docente, práticas pedagógicas e inovações e ao grupo de pesquisa do CNPq intitulado: Grupo de Pesquisa sobre Formação Docente e Práticas Pedagógicas (FORPEDI), apresenta os resultados da pesquisa que teve como objetivo investigar as contribuições do uso dos casos de ensino como estratégia de qualificação da docência e da didática por professores da educação básica e pública. Apresenta-se os objetivos específicos: analisar as potencialidades do uso dos casos de ensino no processo de formação de professores, identificar as contribuições do uso dos casos de ensino para o desenvolvimento do pensamento e postura didática, elaborar proposta de formação com o uso dos casos de ensino com foco na didática. Diante do exposto, vale questionar: Qual a relação entre a Didática e a docência para a qualificação do ensinar na educação básica? Utilizo-se como aporte teórico os estudos de André e Oliveira (1997), Candau (2014), Libâneo (1994, 2014), Mizukami (2002), Mizukami e Reali (2004), Nono (2005), Gatti (2009), e Saviani (2018), Shulman (1987, 1992), Wassermann (1993) e Shulman, J. (2002) que apontam os casos de ensino como um instrumento essencial à Didática e a Docência qualificada e consciente. Além disso, tais autores impulsionam a busca por uma pesquisa inovadora acerca da Didática e do fazer docente que ultrapasse o pensamento de que a teoria e a prática estão desvinculadas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e análise de prosa. Realizou-se uma pesquisa com professores do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental da educação básica de ensino (rede municipal de Lavras). A pesquisa se deu por formação em contexto, mais especificamente um curso de extensão, que considerou os casos de ensino como suporte para a qualificação da Didática e da docência. Desse modo, as atividades do curso foram planejadas para acontecerem no mês de novembro e dezembro de 2022, ao longo de 30 horas, sendo 20 horas de estudos em casa e 10 horas em encontros presenciais, os quais aconteceram na sala do Departamento de Gestão Educacional, teorias e práticas de ensino (DPE), da Universidade Federal de Lavras. Constatou-se com a pesquisa que a relação entre a didática e a docência envolve aspectos que não dicotomizam teoria e prática. Portanto, os casos de ensino são considerados instrumentos de formação, que levam o professor a buscar por uma vasta área de conhecimentos, principalmente ao se tratar de conhecimento pedagógico do conteúdo. A formação docente pautada na utilização de casos de ensino pode se tornar uma formação significativa para os docentes na medida em que refere-se a situações que de certo modo os sensibilizam, os afetam emocionalmente.

Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Suplente)
Externo à Instituição - MARIA DE FÁTIMA RAMOS DE ANDRADE - USCS (Membro)
Presidente - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Membro)
Interno - BRAIAN GARRITO VELOSO (Membro)