Banca de DEFESA: MIRELLA PAGOTTO VEIGA

DISCENTE: MIRELLA PAGOTTO VEIGA
DATA: 30/08/2023
LOCAL: google meet (on line)

A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DE MINAS GERAIS

Formação inicial de professores. Aprendizagem para avaliar. Avaliação Educacional

SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Planejamento Educacional

A avaliação é uma atividade inerente à prática docente e está associada à ação pedagógica em todos os níveis e modalidades de ensino. Da Educação Infantil à Educação Superior, a avaliação tem, dentre outras funções, a de subsidiar o trabalho dos professores, assim como fornecer dados sobre a aprendizagem dos estudantes. Desse modo, investigamos respostas para a seguinte indagação: para o exercício da docência, estariam sendo os professores preparados nos cursos de formação inicial para a prática da avaliação? Problematizar essa temática se justifica, pois, a todo instante o professor avalia o estudante seja por meio da observação, da aplicação de instrumentos, da análise do cotidiano, das situações vivenciadas na sala de aula onde ocorrem os processos de avaliação, de modo mais formal e estruturado ou de maneira mais informal. Propondo como objetivo geral identificar e analisar o lugar que a competência específica de avaliar ocupa na formação inicial dos professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente, a pesquisa utilizou-se de análise documental e bibliográfica sobre o tema para identificar e analisar nos documentos oficiais e na legislação vigente quais as indicações sobre o ensino da avaliação na formação docente, assim como a formação para avaliar está contemplada nos projetos pedagógicos dos cursos de pedagogia das dez Universidades Federais de Minas Gerais. Categorizando e organizando as informações sistematizando os dados que ficaram definidos algumas categorias para análise: descrição de avaliação nos Projetos Políticos Pedagógicos, oferta das disciplinas de: gestão, metodologia, didática e avaliação, elementos que constituem essas disciplinas relacionados com avaliação. A pesquisa revelou lacunas na formação de professores em relação à avaliação, que é quase totalmente centrada no professor e desenvolvida por meio de programas que não oferecem oportunidades de reestruturação das atividades, segundo o estudo bibliográfico e documental que foi realizado, percebemos que não há obrigatoriedade explícita da avaliação educacional como componente curricular, As lacunas encontradas na formação do professor em relação à avaliação, indica a necessidade de construção de novas posturas avaliativas. Para tanto, dois desafios principais precisam ser enfrentados: formação pedagógica para os docentes universitários e sua aproximação com a escola de educação básica. Avaliar é condição fundamental para ensinar. Para entender a avaliação é preciso ir além: conhecer como ela é planejada pelo sistema de ensino, como é tratada no projeto político-pedagógico da escola e como é praticada na escola e na sala de aula. É imprescindível levar em conta os seus três níveis.

Externo à Instituição - RODRIGO FERREIRA RODRIGUES - IFES (Suplente)
Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Presidente - PAULO HENRIQUE ARCAS (Membro)
Externo à Instituição - NONATO ASSIS MIRANDA - USCS (Membro)