Banca de QUALIFICAÇÃO: SHEILA SOUZA JORGE

DISCENTE: SHEILA SOUZA JORGE
DATA: 20/09/2023
LOCAL: google meet (on line)

Gestão Escolar e Avaliação Externa: o que revelam as pesquisas acadêmicas sobre o SIMAVE

Gestão Escolar. Avaliação Externa. SIMAVE.

SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais

As avaliações externas e em larga escala no Brasil, desde o início do século XXI, assumiram certo protagonismo com relação às políticas educacionais. Ao criar a Prova Brasil em 2005, tornando a avaliação externa nacional censitária, e estabelecer metas a serem atingidas por escolas com a criação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2007, o governo federal instituiu mecanismos que levaram escolas, municípios e estados a terem um outro olhar com relação ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Em Minas Gerais, um sistema de avaliação próprio tem suas origens nos anos 1990, consolidando-se a partir de 2000 com a criação do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE). Esta pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado Profissional, tem como objetivo identificar nas pesquisas acadêmicas realizadas no período de vigência do SIMAVE, portanto, de 2000 aos dias atuais, a relação entre a avaliação externa e a gestão escolar. Considerando que a política educacional mineira nas duas últimas décadas tem como foco na nova gestão pública e nos usos dos resultados das avaliações desenvolvidas no âmbito do SIMAVE, justifica-se essa pesquisa ao observar como os estudos sobre o SIMAVE apresentam sua relação com a gestão da escola. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica, com levantamento de teses e dissertações sobre a temática pesquisada no repositório da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A partir do levantamento, analisaremos as teses e dissertações para compreender como a gestão escolar tem respondido à política implementada no estado de Minas ao longo dos anos. Com base nos estudos de Bauer, Bonamino e Sousa, Brooke, Lopes, Perboni, Sousa e Oliveira entre outros, será feita a análise das pesquisas encontradas. A partir dos resultados dessa pesquisa, será elaborado, como produto educacional deste estudo, um material instrucional visando contribuir com os gestores das escolas estaduais mineiras na discussão e usos dos resultados no contexto da escola.

Externo à Instituição - RODRIGO FERREIRA RODRIGUES - IFES (Membro)
Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Presidente - PAULO HENRIQUE ARCAS (Membro)
Externo à Instituição - NONATO ASSIS MIRANDA - USCS (Suplente)