Banca de QUALIFICAÇÃO: KAROLYNE RODRIGUES ROMÃO

DISCENTE: KAROLYNE RODRIGUES ROMÃO
DATA: 27/11/2023
LOCAL: Google Meet - sala virtual

ATUAIS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NA FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR: AVANÇOS OU RETROCESSOS?

Diretrizes Nacionais. Formação de professores. Pedagogia. Gestão Escolar.

Esta dissertação tem como objetivo compreender os possíveis impactos da Resolução CNE/CP N°2/2019 na formação dos gestores escolar em cursos de Pedagogia, mediante a análise das matrizes curriculares de algumas universidades federais de Minas Gerais, que reestruturaram seus currículos em resposta à oferta das 400 horas em gestão. O propósito é examinar as escolhas feitas pelas instituições no que diz respeito à formação de profissionais para atuar na área da gestão educacional. A relevância deste estudo, justifica-se pela necessidade de aprofundar na compreensão dos desdobramentos da Resolução CNE/CP N°2/2019 e seus efeitos na formação de gestores educacionais, os quais, diante da atual resolução, experimentam uma segregação dos seus processos formativos em relação aos demais campos de atuação da Pedagogia. Em termos metodológicos, o estudo caracteriza-se como uma análise documental, exploratória e qualitativa das matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia, sendo essas matrizes analisadas a partir da Análise de Conteúdo como estratégia de tratamento de dados. Como considerações finais, evidencia-se uma ruptura com as conquistas históricas alcançadas na formação de professores, destacando-se a lacuna existente entre a formação inicial e continuada. Tal lacuna resulta tanto dos caminhos formativos distintos dos gestores, como os requisitos necessários para atuar na área, o que impacta diretamente a valorização e reconhecimento profissional. Para mais, como produto educacional resultante desta pesquisa, propõe-se uma Roda de Conversa Online com calouros do curso de Pedagogia à Distância, com o intuito de discutir os possíveis impactos da Resolução CNE/CP N°2/2019 na formação em Gestão Educacional. Essa iniciativa busca proporcionar um espaço de reflexão e diálogo que permita pensar sobre as transformações ocorridas no âmbito da formação de pedagogos.

Externo à Instituição - MARIA WALKIRIA DE FARO COELHO GUEDES CABRAL - UFRJ (Membro)
Externo à Instituição - JULIANNA SILVA GLÓRIA - UFMG (Suplente)
Interno - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART (Suplente)
Presidente - GIOVANNA RODRIGUES CABRAL (Membro)