Banca de DEFESA: LUCIANA DE FÁTIMA DA SILVA LANA MACHADO

DISCENTE: LUCIANA DE FÁTIMA DA SILVA LANA MACHADO
DATA: 30/11/2023

A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: CONCEITOS, BASES LEGAIS E PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Avaliação Educacional. Ensino Remoto Emergencial. Pandemia Covid-19

O ano de 2020 marcou a história mundial em decorrência da pandemia advinda do espalhamento do coronavírus SARS-CoV-2 no mundo todo, desde 2019 na província de Wuhan na China, causando a infecção conhecida por COVID-19. No Brasil, a partir do início de 2020, por indicação dos órgãos governamentais de saúde, medidas de enfrentamento à crise sanitária foram implementadas. Por consequência, o sistema educacional brasileiro foi afetado com a interrupção das aulas presenciais e o fechamento de escolas. Como forma de garantir a continuidade da oferta da educação escolar, estabeleceu-se o ensino remoto emergencial como alternativa às aulas presenciais. As instituições de ensino passaram a fornecer suporte aos estudantes, levando a educação escolar para o interior das residências. Foram criados métodos diversos para o que foi denominado como Ensino Remoto Emergencial. Neste contexto, houve a intensificação dos usos de plataformas digitais e o desenvolvimento de metodologias para os novos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação; consequentemente passando a exigir outros tipos de habilidades dos docentes e demais profissionais da educação. Nesta pesquisa, a Avaliação ganha centralidade por sua importância na definição dos rumos dos próprios métodos de ensino. Assim, este trabalho se inscreve no campo de estudos sobre Avaliação Educacional e suas vertentes, tendo como interesse investigar seu contexto no período do ensino remoto emergencial. A pesquisa adota como referencial teórico os estudos sobre avaliação realizados por Anthony Shinkfield e Daniel Stufflebeam, Benigna Villas Boas, Cipriano Carlos Luckesi, Celso Vasconcelos, Domingos Fernandes, Jussara Hoffmann, Lea Depresbiteris, Luiz Carlos Freitas et. al, entre outros pesquisadores da avaliação educacional. A dissertação está estruturada em três capítulos com o intuito de serem submetidos a publicações científicas, inicialmente seguindo à normatização da Universidade Federal de Lavras. O primeiro capítulo traz o referencial teórico sobre Avaliação Educacional e salienta o protagonismo que ela assume hoje em quase todos os âmbitos de intervenção social não sendo ela simplesmente coisa de escola, nem somente da educação, mas que ultrapassa largamente esses âmbitos e vem, cada vez mais, ampliando seus alcances e seus efeitos na econômica e na política. O segundo capítulo traz uma visão ampla das normativas constituídas durante o período em que se instalou a Pandemia da Covid-19, a fim de orientar o funcionamento dos sistemas de ensino, com ênfase dada ao tema avaliações internas e externas. O terceiro capítulo traz um levantamento da produção científica relacionada à avaliação educacional no ensino remoto emergencial. Com vistas a compor a métrica bibliográfica, buscou-se por produções científicas sobre o tema em periódicos disponíveis no portal da Scielo, entre os anos de 2020 e 2022, que compreende ao espaço temporal de recorte deste trabalho. As análises apontam que existem muitas inquietações no universo acadêmico sobre os impactos gerados pela pandemia no setor educacional; o contexto da restrição sanitária, impôs que as instituições de ensino ressignificassem suas práticas e a forma como operacionalizavam a avaliação. Estados e municípios articularam propostas individuais a fim de operacionalizar as demandas do ensino remoto e dar continuidade ao trabalho escolar em que se incluem a avaliação da aprendizagem. Este foi um período em que as avaliações externas tentaram se articular com vistas ao retorno das aulas presenciais. Não pareceu que a avaliação institucional fosse uma prioridade nesse período. Em decorrência da pesquisa, elaborou-se um Produto Educacional no formato de webinar, sobre o tema Avaliação da Aprendizagem e seus instrumentos, voltado a atender às expectativas de professores em todos os níveis de docência e alunos dos cursos de licenciaturas.

Presidente - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Interno - BRAIAN GARRITO VELOSO (Suplente)
Interno - PAULO HENRIQUE ARCAS (Membro)
Externo à Instituição - JOELMA DOS SANTOS BERNARDES - UFU (Membro)