Banca de QUALIFICAÇÃO: ADÉLIA LUCI RIBEIRO ABRÃO

DISCENTE: ADÉLIA LUCI RIBEIRO ABRÃO
DATA: 05/01/2024
LOCAL: Online

O PAPEL DOS PROFESSORES NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NAS ESCOLAS DE ENSINO REGULAR: contribuições no processo formativo de estudantes com Transtorno Espectro Autista

Formação de professores. Atendimento Educacional Especializado. Transtorno do Espectro Autista.

SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial

O presente estudo tem como objetivo analisar como os professores do AEE elaboram estratégias de intervenção aos estudantes com TEA. Será realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, tendo o seu delineamento através da discussão do grupo focal, que é uma técnica qualitativa, oriunda das entrevistas em grupos, com o intuito de promover e recolher informações através das interatividades grupais. A pesquisa será realizada com professores que atuam no AEE nas escolas municipais de uma cidade Pólo da educação inclusiva, situada no Sul de Minas Gerais. A princípio será aplicado um questionário com foco no perfil pessoal e profissional, por meio do Google Forms e de um grupo focal, buscando identificar as estratégias, as ferramentas e métodos utilizados pelos professores do AEE no atendimento de estudantes com TEA. Com base nos dados coletados, será feita a análise de prosa. A pesquisa será focada com a finalidade de propor uma formação aos professores do atendimento de estudantes com TEA, elaboração do Plano de Ensino Individualizado (PEI) e o conhecimento sobre o método ABA nas salas do AEE, pois este método vem sendo empregado com objetivo de realizar intervenções comportamentais no tratamento de autistas. Por fim, é imprescindível ressaltar que este estudo suscita debates e reflexões que vêm enriquecer as práticas educacionais inclusivas, auxiliando na formação continuada dos professores e na promoção de políticas públicas mais efetivas, assegurando assim o pleno desenvolvimento educacional e social de todas as crianças e jovens, independentemente de suas singularidades e necessidades educacionais.

Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Suplente)
Externo à Instituição - MARIA APARECIDA AUGUSTO SATTO VILELA - UFU (Membro)
Externo à Instituição - LUCIA HELENA MOREIRA DE MEDEIROS OLIVEIRA - UFU (Suplente)
Presidente - GLAUCIA SIGNORELLI DE QUEIROZ GONCALVES - UFU (Membro)