Banca de DEFESA: JORDANIA DE CASSIA OLIVEIRA SILVA

DISCENTE: JORDANIA DE CASSIA OLIVEIRA SILVA
DATA: 30/01/2024
LOCAL: defesa em formato remoto

Educação em Tempo Integral: implicações para a formação docente

Palavras-chave: Educação em Tempo Integral. Competências Socioemocionais. Sequência Didática. Percepção dos Docentes e Estudantes.

Esta dissertação aborda uma investigação sobre a implementação do Programa Escola em Tempo Integral da SEE-MG, com foco nos posicionamentos dos docentes da rede estadual de Lavras-MG e na percepção dos estudantes em relação ao componente curricular Projeto de Vida. A pesquisa foi conduzida utilizando uma metodologia mista, combinando pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A parte bibliográfica da dissertação contextualizou as questões legais e teóricas que fundamentam a proposta da Escola em Tempo Integral, incluindo a legislação relacionada à implementação do tempo integral, experiências educacionais nessa modalidade, parcerias e propostas formativas. A pesquisa de campo envolveu docentes e estudantes de escolas em Tempo Integral em Lavras-MG, por meio da coleta de dados utilizando questionários mistos. Os resultados revelaram preocupações relevantes dos docentes em relação à implementação do programa, com destaque para o cansaço físico e mental dos alunos decorrente da carga horária ampliada e do excesso de atividades, além da falta de profissionais qualificados. Os docentes também ressaltaram a importância de investimentos nas condições físicas e materiais das escolas, bem como a necessidade de uma formação voltada para metodologias mais dinâmicas e interessantes. No que diz respeito aos estudantes, a pesquisa evidenciou uma percepção positiva em relação ao componente curricular Projeto de Vida, destacando a sua importância no desenvolvimento do autoconhecimento, definição de metas, tomada de decisões e habilidades sociais. Complementarmente, como parte do Produto Educacional proposto pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFLA, foi elaborada uma sequência didática de Língua Portuguesa com o objetivo de promover o desenvolvimento das competências socioemocionais dos estudantes do Ensino Médio. Através da integração das competências linguísticas e socioemocionais, por meio da Sequência Didática, busca-se potencializar a aprendizagem e formação dos estudantes, preparando-os de maneira abrangente para enfrentar os desafios e demandas afetivas, cognitivas e sociais que surgem em seu percurso educacional. Com base nessas informações, concluiu-se que é necessário implementar políticas públicas mais eficazes para melhorar as condições de trabalho dos docentes, proporcionar uma experiência educacional enriquecedora para os alunos e fortalecer a formação dos professores. Além disso, destaca-se a importância da adoção de práticas pedagógicas inovadoras para promover o desenvolvimento das competências socioemocionais dos estudantes.

Externo à Instituição - AMANDA CARVALHO SOUZA - IFMG (Suplente)
Externo ao Programa - ANDREINA DEL CARMEN CAMERO DE LIMA - PRPG (Membro)
Presidente - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)
Externo à Instituição - JULIANA DE ANDRADE SANTIAGO - ND (Membro)