Banca de DEFESA: RAFAEL HENRIQUE DE ALMEIDA

DISCENTE: RAFAEL HENRIQUE DE ALMEIDA
DATA: 20/02/2024
LOCAL: defesa em formato remoto

PARA APRENDER A SER! A EDUCAÇÃO EMOCIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR: SINALIZAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Educação Emocional. Psicologia Social. Formação de Professores. Projeto de Vida.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

A pesquisa problematizará a proposta de educação emocional no âmbito do componente curricular “Projeto de Vida”, articulado à competência geral nº 8 da Educação Básica,cprevista pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este trabalho busca discutir a importância do espaço concedido na matriz curricular para abordagem de questões comportamentais. Essa abordagem se justifica em função da relevância da problematização das questões emocionais no contexto escolar e das potencialidades que as discussões acadêmicas podem trazer para uma formação voltada também às questões da vida pessoal e coletiva de discentes da Educação Básica. Dessa forma, partiremos do pressuposto de que é necessário aprofundar as discussões acerca das emoções humanas, considerando a escola como um lugar de descobertas, que pode contribuir para o desenvolvimento de valores e de competências para a convivência em sociedade. Assim, com base em conceitos que consideram que a inteligência emocional é capaz de unir o emocional e o cognitivo, operando em harmonia para o desenvolvimento eficaz da vida, nosso enfoque se dará na escola, tida como um espaço mais adequado para a promoção do desenvolvimento humano, que abarca a autonomia cognitiva, a construção de valores e o compartilhamento de emoções e sentidos e as orientações para a atuação/convivência social/coletiva. Portanto, sabendo da complexa importância desse espaço de construção, sob o viés indutivo, será analisada a Educação Emocional, baseada no componente “Projeto de Vida”, regulamentado pela BNCC, do Novo Ensino Médio, previsto na Lei nº 13.415/2017, bem como no que se baseiam os educadores para suscitar discussões sobre o conteúdo. Amparada na Psicanálise, a pesquisa traz um apanhado sobre a angústia adolescente e as questões que a envolve, passando pelas interações sociais do sujeito, tendo a escola como um importante espaço civilizatório. Ao longo da pesquisa ainda serão problematizadas as questões que mensurem o impacto do ensino das emoções e suas implicações na vivência social, por intermédio da elaboração de três artigos científicos que abordem a abertura da BNCC para o estudo das emoções, a educação emocional, a instância adolescente e a escola como ambiente pluralizado. A partir da pesquisa empreendida foi possível sistematizar discussões sobre as habilidades necessárias aos educadores para operarem com esse tipo de conteúdo, disponibilizando, assim, um produto educacional como material teórico que fundamenta uma reflexão acerca do desenvolvimento da educação emocional na formação docente.

Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Externo ao Programa - JACILUZ DIAS FONSECA - SMP/CDP (Suplente)
Presidente - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)
Externo à Instituição - ANA CRISTINA GONÇALVES DE ABREU SOUZA - UNIFAL (Membro)