Banca de DEFESA: FABIANA PEREIRA SANTOS

DISCENTE: FABIANA PEREIRA SANTOS
DATA: 21/03/2024
LOCAL: Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino (DPE)

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: entre saberes e experiências de professoras em escolas de uma rede municipal no sul de Minas Gerais

Avaliação da Aprendizagem. Alfabetização. Ciclos. Formação de professores.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem

A presente pesquisa, desenvolvida no curso de mestrado profissional em Educação da Universidade Federal de Lavras, investigou sobre a ocorrência da avaliação da aprendizagem nos ciclos de alfabetização, especificamente na rede de ensino em um município do sul de Minas Gerais. Tendo em vista se tratar de uma temática ampla, complexa, multifatorial, delicada, e com poucos estudos relacionando-as com a prática de ensino, o objetivo dessa investigação foi analisar a avaliação da aprendizagem, com foco na leitura e na escrita, no ciclo de alfabetização nas escolas de uma rede municipal, afim de apreender concepções, práticas, limites e possibilidades. Logo, sua importância justifica-se pela necessidade de propor reflexões e discussões acerca das práticas avaliativas, visto que a temática ainda é cercada de muitas lacunas, pois nota-se o quão desafiador é realizá-la. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo de caráter exploratório, e como procedimento metodológico foi realizado um estudo da literatura a partir de pesquisas e obras realizadas e publicadas por reconhecidos autores da área. Posteriormente, buscou-se identificar as concepções de avaliação e alfabetização adotadas pela rede de ensino, por intermédio de uma breve análise documental. A coleta de dados foi realizada pela aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas. Para a análise e tratamento dos dados foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Bardin (2016), onde foi possível construir três categorias de análises, sendo:  formação e experiência das professoras da Rede; compreensões acerca do ciclo de alfabetização; avaliando na alfabetização: o encontro de saberes e desafios docente. Os resultados indicam que a rede ainda adota muitas práticas avaliativas tradicionais e que, mesmo com inúmeros instrumentos para serem utilizados em sala de aula para avaliar, evidencia-se a prevalência pela aplicação de provas. Observa-se, ainda, que a concepção de ciclo de alfabetização é vaga, sendo este entendido somente como um período de tempo durante o qual as crianças devem se alfabetizar, desconsiderando todas as necessidades pedagógicas que devem estar atreladas a ele. Além disso, as profissionais afirmam que na rede são encontradas barreiras para mudar o olhar da avaliação, seja por parte dos professores, das famílias e até mesmo por parte da direção das instituições escolares. Por fim, espera-se que este estudo possa contribuir para reflexões e discussões da avaliação da aprendizagem com a realidade escolar e o contexto pedagógico. Espera-se também que por intermédio desta investigação, possam ser propostas formações para profissionais que desejam explorar a avaliação da aprendizagem no ciclo de alfabetização por intermédio de uma visão mais formativa e menos excludente.

Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Presidente - PAULO HENRIQUE ARCAS (Membro)
Externo à Instituição - NONATO ASSIS MIRANDA - USCS (Membro)
Externo à Instituição - CLAUDIA OLIVEIRA PIMENTA - FCC (Suplente)