Banca de DEFESA: QUÉREN HAPUQUE SOUZA OLIVEIRA

DATA: 27/03/2024
LOCAL: ambiente virtual

VAMOS FAZER DE CONTA? CONTRIBUIÇÕES DO JOGO SIMBÓLICO PARA A EDUCAÇÃ INFANTIL

brincar; faz de conta; epistemologia genética; infância.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O presente trabalho trata das contribuições do jogo simbólico para Educação Infantil. Nesse sentido, esse trabalho pretendeu investigar os efeitos de ações brincantes em sala de aula sobre a concepção de crianças sobre o que é brincar, avaliando a prática da docente regente em relação às ações brincantes propostas em sala de aula; posteriormente foi analisado a concepção das crianças com relação ao que é brincar, antes e após uma intervenção brincante. Para atingir este objetivo, primeiramente foi realizada uma revisão de literatura acerca dos estudos sobre a psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem, mais especificamente na Epistemologia Genética de Jean Piaget e sobre a infância. Em seguida, foi realizada uma pesquisa participativa de abordagem qualitativa, com observação de uma turma da 1° etapa da Educação Infantil, e o Planejamento, execução e avaliação de uma intervenção brincante com foco no jogo simbólico. Diante disso, considera-se esse presente estudo de grande importância, uma vez que a pesquisa contribuirá para repensar novas práticas pedagógicas que proporcionem à criança os seus direitos e o de brincar, pois o mesmo é uma forma de linguagem que a ela utiliza para interagir consigo e com o mundo, produzindo cultura. Concluiu-se ao longo dessa pesquisa que o brincar para a criança é o que há de mais relevante para que ela possa criar sua identidade, vivenciar e transformar o mundo ao seu redor, sendo responsabilidade dos docentes criar circunstâncias para que esses momento aconteçam de maneira organizada como foi realizada a oficina brincante. Esse espaço foi visto como positivo, pois oportunizou o contato e o conhecimento com novos materiais, com novas experiências. Ainda foi possível perceber que a criança constroi e muda o cenário ao seu redor conforme o que lhe agrada e a convém no momento. Brincar é essencial e a fase da infância é a etapa mais importante da educação, o que justifica o cumprimento dessa ação nas escolas e em casa para que a criança possa se desenvolver em sua totalidade.

Presidente - ALESSANDRO TEODORO BRUZI (Membro)
Externo à Instituição - CLEVERTON JOSÉ FARIAS DE SOUZA - UFAM (Suplente)
Interno - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART (Membro)
Interno - KLEBER TUXEN CARNEIRO AZEVEDO (Suplente)