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Banca de DEFESA: SARAH CRISTINA COSTA FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SARAH CRISTINA COSTA FERREIRA
DATA: 27/03/2024
HORA: 16:00
LOCAL: ON LINE
TÍTULO:

BIBLIOTECA INFANTIL E JUVENIL DE BELO HORIZONTE: REFLEXÕES SOBRE A MEDIAÇÃO LITERÁRIA E OS ESPAÇOS DE LEITURA


PALAVRAS-CHAVES:

Bibliotecas públicas infantis. Mediação da leitura literária. Espaços de leitura.


PÁGINAS: 74
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

Ao considerarmos a biblioteca como um espaço de materialização da memória e do patrimônio cultural material e imaterial de um povo, faz-se fundamental compreendermos acerca da historicidade desses espaços de leitura, bem como suas contribuições para a preservação da cultura das comunidades. Desse modo, a pesquisa priorizou os espaços de leitura direcionados à criança, como as bibliotecas públicas infantis. Cabe reiterar que o olhar atento da biblioteca infantil para a primeira infância é indubitável para despertar o gosto pela leitura dos pequenos leitores, de modo a favorecer o processo de letramento, posto que, a mediação da leitura literária é essencial para a formação leitora. Diante disso, esse estudo teve por objetivo identificar e analisar as ações de mediação da leitura literária promovidas pela Biblioteca Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, sendo esta referência e precursora na área no Estado de Minas Gerais para os pequenos leitores, bem como descrever sua historicidade, os espaços e acervos da referida biblioteca. Para isso, a pesquisa assumiu como procedimento metodológico a abordagem qualitativa, de cunho descritivo e exploratório por meio de uma pesquisa de campo nos contextos da referida biblioteca, em que os dados foram coletados por intermédio de anotações em diário de campo e observações das ações de mediação da leitura literária. Para tal, o processo de análise dos dados ocorreu por intermédio da ação interpretativista proposto por Moita Lopes (1998).  No que concerne ao referencial teórico utilizado para balizar a análise, pautou-se primordialmente nos estudos de: Bajour (2012) e Colomer (2007) a respeito da leitura literária, Cosson (2014; 2021) acerca do letramento literário, Munita (2022) e Vigotski (1989). em relação à mediação da leitura, Silva (1986; 2013; 2015) no diz respeito à temática da biblioteca. Como produto educacional, a pesquisa culminou na realização das ações de mediação da leitura literária observadas na BIPJ-BH como inspiração, em uma biblioteca escolar da rede pública municipal, localizada no Sul de Minas Gerais, de uma instituição na qual a pesquisadora atua como docente. A atividade de medição literária teve como propósito impulsionar a formação de leitores durante, as aulas de leitura, que correspondem às práticas garantidas pelo currículo escolar. Em suma, esse estudo se pautou em investigar e descrever as ações significativas de mediação da leitura literária de modo a fomentar a formação dos pequenos leitores em ambiências de bibliotecas públicas infantis.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART (Membro)
Interno - GIOVANNA RODRIGUES CABRAL (Membro)
Externo à Instituição - ELAINE MARIA MORAIS - UEMG (Membro)
Externo ao Programa - DALVA DE SOUZA LOBO - DPE/FAELCH (Suplente)
Externo à Instituição - CLAUDIA BEATRIZ DE CASTRO NASCIMENTO OMETTO - UNICAMP (Suplente)
Notícia cadastrada em: 15/03/2024 14:17
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