Banca de DEFESA: SÍLVIA MARY APARECIDA DA CRUZ SOUZA BOTEGA

DISCENTE: SÍLVIA MARY APARECIDA DA CRUZ SOUZA BOTEGA
DATA: 26/03/2024
LOCAL: Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino (DPE)

AVALIAÇÃO DE SISTEMAS E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E IMPLICAÇÕES.

Avaliação de Sistemas. Supervisão Pedagógica. SIMAVE. Formação de Supervisores

SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais

A pesquisa em questão foi desenvolvida no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Tal pesquisa tem como foco as avaliações de sistema da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) correlacionando-as ao trabalho da supervisão pedagógica. A supervisão pedagógica tem um importante papel nos processos avaliativos, principalmente na compreensão e o uso de seus resultados. No entanto, muitas dificuldades são encontradas por estes profissionais com relação às avaliações, o que pode interferir no bom desenvolvimento do trabalho. Dessa maneira, é imprescindível destacar o elo entre supervisão e avaliação, sendo a supervisão aquela que pode contribuir para que ocorra uma aprendizagem efetiva dos estudantes. Assim, as questões de pesquisa que nortearam este estudo foram: quais caminhos que a supervisão pedagógica no contexto das avaliações de sistemas de Minas Gerais de fato está trilhando? Que desafios e implicações essas avaliações colocam para a atuação da supervisão pedagógica no cotidiano escolar? Qual o lugar que a supervisão pedagógica assume neste contexto em que as avaliações de sistema impõem resultados às escolas e demandas que podem levar à ressignificação das práticas supervisoras? Diante do exposto, teve-se como objetivo geral identificar os desafios, as possibilidades e as implicações da avaliação de sistemas na atuação da supervisão pedagógica em escolas da rede estadual de Minas Gerais. De forma específica, pretendeu-se: i) compreender a função da supervisão pedagógica na rede estadual de Minas Gerais; ii) analisar o papel da supervisão pedagógica com foco no Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE), considerando as avaliações sistêmicas da aprendizagem e Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB); iii) identificar e analisar os subsídios oferecidos pela rede estadual para a atuação da supervisão pedagógica no uso dos resultados do SIMAVE junto às escola; iv) conhecer como são analisados e utilizados os resultados do SIMAVE pela equipe pedagógica das escolas. Para subsidiar a pesquisa, o referencial teórico se baseou nos estudos de Bonamino, Dalben, Gatti, Sousa, Saviani, Perboni, Freitas, Rangel, Alavarse, dentre outros. Para isso, optou-se pela pesquisa qualitativa, do tipo exploratória com análise documental e bibliográfica. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas para os/as profissionais da supervisão pedagógica e entrevistas para os/as analistas educacionais da superintendência regional de ensino. Os dados foram sistematizados e analisados mediante a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Espera-se que esta pesquisa possa contribuir na compreensão da função da supervisão pedagógica e no desenvolvimento de seu trabalho com relação às avaliações sistêmicas. Os resultados dessa pesquisa apontaram que os maiores desafios encontrados na atuação da supervisão pedagógica em escolas da rede estadual de Minas Gerais em relação às avaliações de sistemas são a motivação e participação dos próprios alunos nas avaliações, que acabam por banalizar o processo; outro desafio que também perpassa a supervisão é a resistência dos professores em promover as intervenções pedagógicas a partir dos resultados das avaliações de sistemas onde justificam que elas não medem verdadeiramente a aprendizagem dos alunos uma vez que não levam em consideração as especificidades e características da escola, entre outros. As possibilidades e implicações dessas avaliações se encontram no fato de que elas oferecem informações quanto ao desempenho dos alunos e dos docentes atuando como ferramenta auxiliar no aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. A atuação da supervisão pedagógica na rede estadual de Minas Gerais vai de encontro com o disposto na literatura, ou seja, esses profissionais atuam como mediadores, de forma pedagógica; porém observou-se nos supervisores um incômodo com relação às suas atribuições, o que esclareceu que existe um leque de atividades em desvio de funções. O papel da supervisão pedagógica com foco no SIMAVE é de coletar dados, estimular alunos, auxiliar docentes, por meio dos subsídios oferecidos para tratar os resultados das avaliações e disponibilizá-los em uma plataforma. Essas informações ficam disponíveis para as escolas e equipe pedagógica que poderão conhecer a verdadeira realidade da escola e da comunidade em que atuam. No entanto, os subsídios existentes e disponibilizados pela rede estadual de ensino de Minas Gerais ainda não são suficientes para que a supervisão execute suas funções de forma regular e dinâmica. Em decorrência dos resultados desta pesquisa, propôs-se como Produto Educacional (PE), um material que oriente a realização de processos de formação continuada para a supervisão pedagógica das escolas de educação básica da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG).

Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Externo à Instituição - RAÍSSA DE OLIVEIRA CHAPPAZ - IFSP (Suplente)
Presidente - PAULO HENRIQUE ARCAS (Membro)
Externo à Instituição - CLAUDIA OLIVEIRA PIMENTA - FCC (Membro)