Banca de QUALIFICAÇÃO: DYLA MARIA DUARTE LISBOA

DATA: 03/05/2024
LOCAL: ambiente virtual

DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DAS NEUROCIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Neurociências. Divulgação neurocientífica. Educação Básica.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A despeito dos desdobramentos teóricos e práticos decorrentes do intenso crescimento na produção de novos conhecimentos na área da Neurociências, os anos 90 trouxeram o recrudescimento na investigação do Sistema Nervoso Central (SNC) que, manifestada a partir do ponto de vista psicológico, genético, biofísico, difundiu novos conhecimentos da Neurociências ao público leigo por meio da divulgação científica. Não obstante a longa e sólida consideração dos avanços neurocientíficos, também intensificaram o número de publicações acerca da interlocução entre Neurociências e Educação, de forma a compartilhar o saber científico ancorado em uma promoção dialógica e criativa entre ambas áreas do conhecimento. Apesar de já haver uma clara conexão entre as áreas da Neurociências e Educação, essa interação ainda não é suficientemente difundida na Educação Básica, o que inclui a Educação Infantil, Educação Fundamental e Ensino Médio. À vista disso, destaca-se a relevância da pesquisa com base na necessidade de propagar como funciona o cérebro, como se dá o processo de aprendizagem e tantas outras questões pertinentes, a fim de ampliar o conhecimento sobre o SNC para docentes da Educação Básica. Nessa linha de reflexão, algumas questões movem este estudo: i) como as ações de divulgação e popularização das Neurociências na Educação Básica têm sido desenvolvidas por diferentes instituições, especialmente nas Semanas de Conscientização sobre o Cérebro? ii) quais são as repercussões dessas ações em estudantes da Educação Básica, no nível da conscientização sobre o cérebro? Os questionamentos conferem ao estudo o objetivo de identificar e avaliar ações de conscientização sobre o cérebro em nível nacional que têm contribuído para a divulgação e propagação da Neurociências na Educação Básica. De forma mais específica, pretende-se: i) Analisar as ações de divulgação e popularização que foram desenvolvidas na Semana Internacional do Cérebro (SIC) no período de 2013 a 2023; e ii) Verificar evidências do impacto e/ou mudanças no público da Educação Básica, promovidas pela realização de um evento de divulgação neurocientífica no âmbito da Universidade Federal de Lavras.  O percurso metodológico consistirá de uma pesquisa mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos, para verificar como as Neurociências estão sendo difundidas na Educação Básica por meio das campanhas da Semana do Cérebro. Ainda serão analisados materiais de divulgação disponíveis no site oficial da organizadora do evento, a Dana Foundation, bem como, estima-se a realização da atividade “Cinema, ciência e cérebro” como forma de propagação do conhecimento neurocientífico para estudantes do ensino fundamental de escolas municipais de uma cidade do Sul de Minas Gerais. A produção dos dados acontecerá por meio de observações, registros escritos, aplicação de questionários pré e pós-atividades e análise de materiais publicados sobre o tema. Assim, espera-se que este trabalho contribua para as pesquisas em Neurociências, enfatizando a importância de sua integração com a Educação. Ademais, busca-se criar ferramentas que promovam o conhecimento em Neurociências, uma vez que estratégias de propagação representam uma valiosa ferramenta para disseminar o conhecimento neurocientífico. Portanto, esse trabalho visa melhorar o ensino na Educação Básica a partir do estímulo à conexão entre Neurociências e Educação.

Externo à Instituição - MIRELA CUNHA CARDOSO RAMACCIOTTI - USP (Membro)
Interno - KLEBER TUXEN CARNEIRO AZEVEDO (Suplente)
Interno - FABIO PINTO GONCALVES DOS REIS (Membro)
Externo à Instituição - CLEVERTON JOSÉ FARIAS DE SOUZA - UFAM (Suplente)