Banca de QUALIFICAÇÃO: JÚLIO CÉSAR DE RESENDE MELO

DATA: 10/09/2020
LOCAL: MEEThttps://meet.google.com/yyf-besp-ddz

HETEROGENEIDADE DAS TURMAS DA EJA: UM DESAFIO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

Heterogeneidade da sala de aula. EJA. Formação de Professores.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Lidar com a heterogeneidade dos alunos, provenientes de diferentes origens culturais, sociais, econômicas, étnicas, religiosas ou psicológicas, é um desafio pelo qual passam professores e professoras de Matemática para desenvolverem seu trabalho pedagógico com eficácia. Tal inquietude docente se torna ainda mais recorrente quando nos referimos à Educação de Jovens e Adultos (EJA), pelo fato das turmas também possuírem o diferencial de faixas etárias e experiências profissionais extraescolares distintas. Sob esse viés, a pesquisa busca identificar e analisar: que estratégias são utilizadas pelos professores e professoras de Matemática para contemplar a heterogeneidade dos sujeitos da EJA? Cujo objetivo é refletir a respeito da vicissitude da sala de aula e discutir estratégias de trabalho já empregadas nas aulas de Matemática da modalidade de ensino da EJA. Trata-se de um estudo qualitativo que foi realizado com um professor e três professoras de Matemática da rede pública de uma cidade do interior de Minas Gerais que lecionam em turmas da EJA. Foram analisados: 1) Relatos de Experiência; 2) Entrevista Semiestruturada e 3) Diário de Bordo do professor-pesquisador. Para a análise dos dados foi utilizada a "Análise de Conteúdo". A partir dos resultados foram acentuados vários "segredos práticos" desses professores e professoras, que se configuram como táticas para que outros docentes possam aperfeiçoá-las e/ou fazer uso em sua atuação, como também, se tornar um guia ou respaldo para o professorado em início de carreira que se vejam perdidos perante o seu cotidiano profissional. Para mais, o processo de reflexão frente às experiências vividas e compartilhadas por si mesmos e pelos colegas de trabalho podem ser um complemento ao repertório prático desses docentes e aprimorar a sua concepção quanto ao seu papel em sala de aula e sobre o que é ensinar Matemática na EJA que, somados à sua formação específica, podem suscitar possíveis mudanças em sua atuação profissional. Além de amenizar injustiças ocasionadas em sala de aula, propiciar um ensino sob uma perspectiva de equidade e estimular a formação de cidadãos e cidadãs mais críticos e conscientes de seu papel social.

Presidente - MARIO HENRIQUE ANDRADE CLAUDIO (Membro)
Interno - AMANDA CASTRO OLIVEIRA (Membro)
Interno - ROSANA MARIA MENDES (Suplente)
Externo à Instituição - VIVIANE CRISTINA ALMADA DE OLIVEIRA - UFSJ (Membro)