Banca de QUALIFICAÇÃO: STÉFANNI CRISTINE SILVA

DISCENTE: STÉFANNI CRISTINE SILVA
DATA: 21/10/2020
LOCAL: https://meet.google.com/kjv-eibj-zzr

INVESTIGANDO A CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS RELACIONADOS ÀS TRANSFORMAÇÕES DOS MATERIAIS POR MEIO DO TEMA MINERAÇÃO

Educação Básica. Mineração. Transformações Químicas. Transformações Físicas.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A construção de conhecimentos químicos pelos estudantes, dentre os quais destacamos as concepções relacionadas às Transformações Químicas e Transformações Físicas, são consideradas fundamentais para o desenvolvimento do cidadão crítico (MINAS GERAIS, 2007; BRASIL, 2017, 2002). Porém, para que estes conhecimentos se desenvolvam, faz-se necessário uma prática docente que incentive o aluno à autonomia e a reflexão acerca da realidade na qual participa, buscando compreendê-la através das perspectivas Científica, Tecnologia, Social e Ambiental (CTSA) (SANTOS, 2008). Assim, entendemos que a contextualização pode se tornar em ponto de partida, para que o professor desenvolva a construção de diversos conhecimentos científicos juntamente com os estudantes. Porém, é necessário que contextualização e desenvolvimento do pensamento científico, sejam tomados com o mesmo valor na prática escolar, resguardando a formação integral do aluno, que poderá de fato utilizar da ciência para se posicionar perante situações de seu cotidiano, de maneira fundamentada (SILVA; MARCONDES, 2014). No que diz respeito à construção do pensamento científico, mais especificamente do pensamento químico, autores dentre os quais destacamos Machado (2000), ressaltam a dificuldade de construção de tais conhecimentos pelos estudantes, principalmente em relação a compreensão do universo Microscópico. Tal dificuldade, evidencia a necessidade de que o professor, enquanto mediador do processo de ensino e aprendizagem, incentive seus alunos a observarem os fenômenos Macroscópicos e posteriormente, a realizar uma imersão no universo Microscópico relacionado aos mesmos. Tendo em vista a referida necessidade da construção adequada das concepções microscópicas relacionadas à Química, bem como de promover um ensino contextualizado, o presente estudo foi proposto visando responder aos seguintes questionamentos: De que maneira ocorre a construção dos conhecimentos de alunos do ensino médio, relacionados as Transformações Químicas e Físicas, durante uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) envolvendo a temática mineração? Que potencialidades e limites podem ser identificados na ministração de uma SEI sobre mineração para uma formação crítica e reflexiva de estudantes? Desta forma, temos como objetivo geral, investigar como ocorre a construção dos conhecimentos relacionados às Transformações Químicas e Físicas, e suas relações CTSA, em estudantes do 2° Ano do Ensino Médio durante o desenvolvimento de uma SEI que possui por tema a Mineração. Para tal, durante toda a SEI ministrada, foram propostas atividades, nas quais os estudantes puderam representar seus conhecimentos sobre Transformações Químicas e Físicas, e explicá-los por meio de desenho, escrita e diálogo, bem como apresentar suas reflexões acerca das relações CTSA possibilitadas pelo tema. Os materiais elaborados pelos estudantes em diferentes momentos da SEI estão sendo analisados, utilizando a análise de conteúdo segundo Bardin (2016). Inferimos, pelas análises já realizadas, que as atividades propostas na SEI possibilitaram aos estudantes reconhecer que a Transformação Física pode ser representada nas perspectivas Macroscópica, Microscópica e Simbólica. Além de auxiliar os estudantes a construírem uma melhor compreensão sobre a descontinuidade da matéria.

Interno - JOSEFINA APARECIDA DE SOUZA (Suplente)
Presidente - MARIANNA MEIRELLES JUNQUEIRA (Membro)
Interno - PAULO RICARDO DA SILVA (Membro)
Externo ao Programa - RENATA REIS PEREIRA - DQI/ICN (Membro)