SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA AO PROCESSO DE FORMAÇÃO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFLA
Formação de Professores. Residência Pedagógica. Matemática.
A pesquisa será de cunho qualitativo com intuito de discutir a formação inicial de professores de matemática que tiveram a oportunidade de vivenciar a prática escolar durante sua formação inicial no Programa de Residência Pedagógica. Esta pesquisa pretende responder a seguinte questão: Que sentidos são produzidos por futuros professores de matemática ao processo de formação docente a partir da participação no programa de residência pedagógica? Os objetivos a serem alcançados são: identificar indícios de experiências marcantes na formação; identificar os sentidos produzidos acerca da participação no Programa de Residência Pedagógica, identificar, na narrativa dos futuros professores, as práticas desenvolvidas durante o programa que foram marcantes e compreender o processo de cooformação do professor Preceptor com o grupo. Para tanto, o trabalho tem como sujeitos de pesquisa nove licenciandos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Lavras, Lavras – MG, participantes do Projeto de Residência Pedagógica. A produção dos dados foi constituída do, diário de campo e das narrativas produzidas nas entrevistas narrativas e nos grupos de discussão/reflexão.