Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSIANE APARECIDA DE FREITAS CRUZ

DISCENTE: JOSIANE APARECIDA DE FREITAS CRUZ
DATA: 05/11/2020
LOCAL: https://meet.google.com/nam-aahn-hsy

INVESTIGANDO A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE UM ESTUDO DE CASO CENTRADO NA TEMÁTICA ALIMENTAÇÃO

Estudo de Caso. Química Orgânica. Educação Básica. Alfabetização Científica. Raciocínios Argumentativos.

PÁGINAS: null
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O ensino de química, praticado de forma tradicional no ensino médio, pode contribuir para a predominância de um ensino descontextualizado, passivo e pouco reflexivo, sem espaço para os alunos apresentarem as suas ideias, argumentos ou até mesmo, questionar a aplicabilidade do conteúdo científico. Nesse sentido, vários estudos vêm sendo realizados na busca de um ensino capaz de tornar os aprendizes mais ativos na construção do conhecimento, além de torná-los cidadãos mais críticos e reflexivos, aptos a tomarem decisões frente as situações-problema vividas pela sociedade. Para tal, se faz necessário formar cidadãos alfabetizados cientificamente, ou seja, capazes de ler o mundo com o olhar da ciência e seus códigos, e o transformá-lo preferencialmente para melhor. Diante do exposto, neste estudo buscou-se, através da estratégia Estudo de Caso, promover a Alfabetização Científica (AC) de alunos do 3º ano do Ensino médio através de uma Sequência de Aulas (SA), norteada pela temática consumo de iogurte no ensino dos conceitos químicos: biomoléculas, funções orgânicas e valores energéticos. A SA foi ministrada em duas turmas, em uma escola pública no município de Lavras -MG. A SA composta por oito aulas, com duração de 50 minutos cada, foi ministrada pela professora pesquisadora do presente trabalho. A coleta dos dados foi realizada por meio de questionários, trabalhos escrito e oral da resolução do caso, bem como gravações das aulas (áudio e vídeo), as quais serão transcritas para posterior análise. Para verificar se os objetivos do estudo foram alcançados, estão sendo analisados os raciocínios argumentativos dos estudantes, conforme metodologia desenvolvida por Martins e Justi (2017), bem como, possíveis explicitações dos aspectos voltados a ciência, tecnologia, sociedade e/ou ambiente a partir das resoluções para o Estudo de Caso. Por fim, analisar-se-á os níveis de AC alcançados pelos estudantes participantes da SA. Para esse primeiro momento, foram analisados o desenvolvimento dos raciocínios argumentativos de dois estudantes frente a pergunta “Você indicaria algum iogurte para a Jenifer a partir dos critérios analisados?”, contida no questionário da análise sensorial, atividade realizada na aula 4 da SA, bem como na resolução do Estudo de Caso por meio do trabalho escrito e da apresentação oral. A partir das análises dos raciocínios argumentativos dos estudantes, pode-se verificar algumas mudanças nos mesmos, o que pode ter ocorrido em decorrência das atividades realizadas na SA.

Externo ao Programa - BRUNO ANDRADE PINTO MONTEIRO - DQI/ICN (Membro)
Presidente - MARIANNA MEIRELLES JUNQUEIRA (Membro)
Interno - PAULO RICARDO DA SILVA (Membro)
Externo ao Programa - RENATA REIS PEREIRA - DQI/ICN (Suplente)