Uma sequência de ensino investigativa utilizando a mágica como elemento motivador
Sequência Didática. Ensino por Investigação. Alfabetização Científica. Ensino de Física.
O presente trabalho propõe o desenvolvimento de uma atividade didática que busca tornar aulas de física mais engajadas, utilizando uma abordagem de ensino por investigação que parte de truques de mágica junto a alunos do Ensino Médio. Por meio da participação em um “show de mágica”, os alunos vivenciarão oportunidades para levantar hipóteses e testar suas ideias sobre os truques observados. Enquanto pesquisa, o trabalho possui a seguinte: Qual potencialidade tem o ensino por investigação proposto, a partir da mágica, para proporcionar Alfabetização Científica em estudantes do 3°ano do ensino médio? O referencial teórico será constituído, principalmente, a partir de obras que abordam o Ensino por Investigação e a Alfabetização Científica. A metodologia seguirá a linha qualitativa e a perspectiva de estudo de caso, analisando o desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) junto a estudantes de uma escola privada do interior de Minas Gerais, com o objetivo de identificar indícios de alfabetização científica (SASSERON, 2008) durante o processo de apropriação do conhecimento de temas relacionados ao Eletromagnetismo. Serão analisadas as discussões orais, a partir da gravação de aulas e transcrição das falas, e uma produção textual individual feita pelos alunos ao final do processo.