POSSÍVEIS PREDITORES DE PERMANÊNCIA E EVASÃO EM CURSOS
DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA
Educação a Distância. Matemática. Evasão. Permanência.
O presente cenário educacional nos permite vivenciar um crescimento considerável no número de alunos que ingressam nos cursos a distância no Brasil, sendo ofertados por instituições públicas e privadas. Ela é constituída por diversas características e vista como possibilidade de proporcionar acesso à formação para aqueles que, de outra forma não poderiam obtê-la, a partir da utilização da internet e da implementação de novas ferramentas didático-pedagógicas virtuais. Várias pesquisas já foram e continuam sendo realizadas no âmbito desse tema sobre a perspectiva de analisar, por diferentes ângulos, os fatores que determinam o sucesso e o fracasso dos alunos de cursos a distância. Nesta investigação exploratória o problema é: que possíveis fatores influenciam na permanência de estudantes em cursos de licenciatura em matemática a distância?. A pesquisa tem por objetivo “investigar as percepções dos estudantes de um curso de licenciatura em matemática à distância sobre os fatores que influenciam a sua permanência, partindo do pressuposto que o sucesso na formação do estudante é essencial em programas de formação de professores”. A metodologia adotada será quantitativa e partindo da revisão sistemática, realizada em cooperação com outros pesquisadores, com amplitude de cinco anos, nos periódicos disponíveis no Portal Capes e Google Acadêmico. Com base nela, foram identificados fatores já conhecidos como subsidio para identificação de roteiro de entrevista, a ser realizada com os alunos matriculados, concluintes e evadidos do curso de licenciatura em matemática ofertado por uma instituição pública de Minas Gerais. Com base nos dados desses alunos será possível desenvolver o estudo e a elaboração de uma oficina virtual cujo conteúdo será elaborado a partir dos resultados da pesquisa.