A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E O SOFTWARE SCRATCH: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Programação de computadores. Desenvolvimento de jogos. Inclusão.
Na presente pesquisa buscamos responder à questão de investigação: “Que potencial pedagógico o software Scratch pode apresentar para a Educação Matemática Inclusiva?”. Temos por objetivo “investigar os saberes produzidos por professoras e professores na criação de jogos com o software Scratch como recurso para as aulas de Matemática na perspectiva da Educação Matemática Inclusiva”. Iremos utilizar como suporte teórico a teoria históricocultural, os fundamentos de defectologia e referências no campo da Educação Matemática Inclusiva. Para a constituição de dados, que ocorreu exclusivamente de forma remota, foi realizado um Curso de Introdução ao Scratch na perspectiva da Educação Matemática Inclusiva. O público-alvo do curso foi tanto a pesquisadora (prelecionista do curso), quanto docentes que ensinam ou ensinaram Matemática nas escolas públicas de cidades no sul de Minas Gerais, no Ensino Fundamental e Médio. Os instrumentos de constituição dos dados incluíram gravações (de áudio e imagem) das aulas por videoconferência, registros escritos, registros orais, questionário, entrevista semiestruturada e diário de campo da pesquisadora. Os dados serão analisados a partir da Análise de Conteúdo.