Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDERSON SAMIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON SAMIA
DATA: 29/09/2021
HORA: 15:00
LOCAL: https://meet.google.com/nyn-cfeq-mwo?hs=224
TÍTULO:

CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Matemática Crítica. Modelagem Matemática. Autonomia.


PÁGINAS: null
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo investigar como a Modelagem Matemática pode contribuir para o ensino e a aprendizagem de Matemática para discentes de um curso de Administração de uma faculdade privada de Ensino Superior do Sul de Minas. Para tanto, trabalhamos com uma turma do 3º período, do curso de Administração, composta por dezoito estudantes. A pesquisa tem caráter qualitativo referenciado pela Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica. Para constituição dos dados da pesquisa, foram realizadas entrevistas individuais e coletivas com a turma, devido à pandemia de COVID-19, esses encontros foram viabilizados a partir de ferramentas tecnológicas como o Google Meet que é uma sala virtual de comunicação por vídeo, o WhatsApp que é um aplicativo de mensagens instantâneas para Smartphones, a plataforma BlackBoard que é uma plataforma interativa com tecnologias educacionais e troca de e-mails. Foi produzido, durante a pesquisa, um produto educacional que tem a finalidade de servir para docentes de matemática e demais interessados que pretendam utilizar a Modelagem Matemática em suas práticas. Para análise dos resultados, inspirada na análise de conteúdo, foram elencadas três categorias: (a) Relação do conhecimento matemático com situações problema; (b) Formação cidadã para tomada de decisão de problemas matemáticos e não matemáticos; (c) Autonomia crítica e desenvolvimento de competências. Com os resultados obtidos nesta pesquisa, podemos verificar a contribuição que a Modelagem Matemática pode oferecer para o ensino e a aprendizagem da Matemática no Ensino Superior. Defendendo com isso, as potencialidades da Modelagem Matemática para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem de Matemática em sala de aula à luz da Educação Matemática Crítica. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - AMANDA CASTRO OLIVEIRA (Membro)
Externo ao Programa - EVELISE ROMAN CORBALAN GOIS FREIRE - DMM/ICET (Suplente)
Interno - MARIO HENRIQUE ANDRADE CLAUDIO (Membro)
Interno - SILVIA MARIA MEDEIROS CAPORALE (Suplente)
Externo à Instituição - VIVIANE CRISTINA ALMADA DE OLIVEIRA - UFSJ (Membro)
Notícia cadastrada em: 15/09/2021 15:42
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 17/10/2021 06:20