Notícias

Ciclo de Seminários do PPGECEM - 04/11/2021

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da UFLA convida todos para participarem do seminário a ser realizado no dia 04/11/2021, em formato remoto:

 

Título:

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO METODOLÓGICO EM SALA DE AULA

 

Palestrante:

Kleyton Vinicyus Godoy

(DFM/ICET/UFLA)

 

Data: 04/11/2021

 

Horário: 18h

 

RESUMO: Diversas pesquisas em Educação Matemática relatam a abstrusidade dos estudantes em compreender conteúdos matemáticos. Dessa forma, visando minimizar essa dificuldade, a Educação Matemática tem como uma de suas finalidades, incorporar elementos de determinados procedimentos metodológicos no desenvolvimento de atividades em sala de aula. Em meio a diversas possibilidades pedagógicas, iremos destacar a História da Matemática como um recurso metodológico para abordar tópicos em Matemática. Assim posto, essa atividade irá se apoiar principalmente nas classificações de Fried (2014), em que considera elementos culturais, curriculares e motivacionais para relacionar a História da Matemática e a Educação Matemática. Para exemplificar, iremos utilizar a obra do matemático Gabriel Cramer (1704-1752), intitulada “Introdução à Análise das Linhas Curvas Algébricas” (Introduction à l'analyse des lignes courbes algébriques), publicada em 1750, abordando elementos em uma perspectiva histórica, para trabalhar a Regra de Cramer em sala de aula.

 

Transmissão no Canal do PPGECEM no YouTube:

https://www.youtube.com/channel/UCUzSShXjW52jDCxm_64Ss5g

 

Haverá emissão de certificado para quem se inscrever previamente em: 

https://sig.ufla.br/modulos/login/index.php

 

Notícia cadastrada em: 29/10/2021 00:51
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 24/04/2024 22:37