O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da UFLA convida todos para participarem do seminário a ser realizado no dia 04/11/2021, em formato remoto:
Título:
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO METODOLÓGICO EM SALA DE AULA
Palestrante:
Kleyton Vinicyus Godoy
(DFM/ICET/UFLA)
Data: 04/11/2021
Horário: 18h
RESUMO: Diversas pesquisas em Educação Matemática relatam a abstrusidade dos estudantes em compreender conteúdos matemáticos. Dessa forma, visando minimizar essa dificuldade, a Educação Matemática tem como uma de suas finalidades, incorporar elementos de determinados procedimentos metodológicos no desenvolvimento de atividades em sala de aula. Em meio a diversas possibilidades pedagógicas, iremos destacar a História da Matemática como um recurso metodológico para abordar tópicos em Matemática. Assim posto, essa atividade irá se apoiar principalmente nas classificações de Fried (2014), em que considera elementos culturais, curriculares e motivacionais para relacionar a História da Matemática e a Educação Matemática. Para exemplificar, iremos utilizar a obra do matemático Gabriel Cramer (1704-1752), intitulada “Introdução à Análise das Linhas Curvas Algébricas” (Introduction à l'analyse des lignes courbes algébriques), publicada em 1750, abordando elementos em uma perspectiva histórica, para trabalhar a Regra de Cramer em sala de aula.
Transmissão no Canal do PPGECEM no YouTube:
https://www.youtube.com/channel/UCUzSShXjW52jDCxm_64Ss5g
Haverá emissão de certificado para quem se inscrever previamente em:
https://sig.ufla.br/modulos/login/index.php