Defesa de Dissertação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Daiane Manoelina Lopes Freitas - em 19/11/2021

Esta é a primeira defesa da área de Ensino de Física!!!

Mestranda:
Daiane Manoelina Lopes Freitas

Título:
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID FÍSICA UFLA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES

Banca Examinadora:
Profa. Dra. Iraziet da Cunha Charret – UFLA
Profa. Dra. Silvia Maria Medeiros Caporale – UFLA
Prof. Dr. Antonio Marcelo Martins Maciel – UFLA
Profa. Dra. Adair Mendes Nacarato – USF

Data: 19/11/2021

Local:

RESUMO: Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, investigou a eficácia de utilizar os instrumentos pertinentes ao método (auto)biográfico, em nosso caso específico, os portfólios reflexivos e as narrativas das aulas, para verificar o processo de formação inicial dos sete licenciandos de Física da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e, da formação continuada da professora supervisora, pois sua história se entrelaça com as dos demais sujeitos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Física da UFLA. Metodologicamente, a pesquisa teve como base o método (auto)biográfico, tendo os instrumentos portfólios reflexivos e narrativas das aulas, como fonte de dados. Toda a produção dos dados ocorreu durante os dezoito meses de vigência do programa, iniciando com portfólios reflexivos no segundo semestre de 2018 e, complementando com as narrativas das aulas, após o início dos trabalhos na escola, em fevereiro de 2019. A questão investigativa é "É possível identificar contribuições do Pibid Física da UFLA à formação inicial e continuada, nos materiais produzidos pelos participantes?". Sendo os objetivos específicos: i) Identificar e analisar nos portfólios reflexivos e nas narrativas das aulas, contribuições do Pibid Física da UFLA na formação inicial e continuada dos licenciandos e dos professores envolvidos; ii) Evidenciar e analisar contribuições do programa Pibid Física da UFLA na identidade docente do professor supervisor. O referencial teórico apoia-se em estudos sobre as Políticas Públicas Educacionais (PPE), com ênfase no Pibid, estudos sobre o professor reflexivo tendo o método (auto)biográfico como ferramenta formativa e de reflexão, voltando-se especificamente para os portfólios reflexivos e as narrativas das aulas. Para a análise dos dados nos propusemos inicialmente a identificar os objetos de análise, o que estava presente para ser analisado e, nos baseamos na teoria de Schutze (2011) que nos permitiu criar quatro unidades temáticas:i) Reflexões sobre a importância do Pibid Física da UFLA para a formação inicial e continuada; ii) Dificuldades e desafios relacionados à docência; iii) Experiências vividas, aprendizagens e desenvolvimento profissional; e iv) As contribuições do Pibid Física da UFLA para o professor supervisor. A pesquisa evidenciou que os objetivos do programa Pibid, como a articulação entre teoria e prática, a integração entre as escolas e as Instituições de Ensino Superior (IES), o equilíbrio entre conhecimento, competências, atitudes e ética, se fizeram presentes durante a execução do programa, contribuindo para que os bolsistas reconhecessem e superassem suas dificuldades. Concluiu-se que os instrumentos pertinentes ao método (auto)biográfico utilizados, ou seja, as narrativas das aulas e os portfólios reflexivos, se mostraram úteis para acompanhar o processo de formação inicial e continuada dos participantes do Pibid Física da UFLA.

Palavras-Chave: Método (auto)biográfico. Narrativa. Portfólio. Formação Inicial e Continuada. Professor reflexivo. PIBID Física.

Notícia cadastrada em: 09/11/2021 10:03
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 20/04/2024 05:14