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Defesa de Dissertação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Luanna Cristina Souza Paternoster - em 25/11/2021

Mestranda:

Luanna Cristina Souza Paternoster

 

Título:

CONTRIBUIÇÕES PARA IDENTIFICAÇÃO DE PREDITORES DE PERMANÊNCIA E EVASÃO EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

 

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Ulisses Azevedo Leitão – UFLA

Profa. Dra. Iraziet da Cunha Charret – UFLA

Prof. Dr. Pablo Luiz Martins – UFSJ

 

Data: 25/11/2021

Horário: 14h

 

Local:

https://meet.google.com/ikx-hayg-hdu

 

RESUMO: O presente cenário educacional nos permite vivenciar um crescimento considerável no número de alunos que ingressam nos cursos a distância no Brasil, sendo ofertados por instituições públicas e privadas. A EaD é constituída por diversas características e vista como possibilidade de proporcionar acesso à formação para aqueles que, de outra forma não poderiam obtê-la, a partir da utilização da internet e da implementação de novas ferramentas didático-pedagógicas virtuais. Várias pesquisas já foram e continuam sendo realizadas no âmbito desse tema sobre a perspectiva de analisar, por diferentes ângulos, os fatores que determinam o sucesso e o fracasso dos alunos de cursos a distância. Nesta investigação exploratória o problema é: que possíveis fatores influenciam na permanência de estudantes em cursos de licenciatura em matemática a distância?. A pesquisa tem por objetivo “investigar as percepções dos estudantes de um curso de licenciatura em matemática à distância sobre os fatores que influenciam a sua permanência, partindo do pressuposto que o sucesso na formação do estudante é essencial em programas de formação de professores”. A metodologia adotada será quantitativa e qualitativa, partindo da revisão sistemática, realizada em cooperação com outros pesquisadores, com amplitude de cinco anos, nos periódicos disponíveis no Portal Capes e Google Acadêmico. Com base nela, foram identificados fatores já conhecidos como subsidio para identificação de roteiro de entrevista, que foi realizada com os alunos matriculados, concluintes e evadidos do curso de licenciatura em matemática ofertado por uma instituição pública de Minas Gerais. Os resultados demonstraram que alguns dos preditores já conhecidos na literatura demonstraram serem importantes, porém não são fatores determinantes para a decisão de permanecer ou evadir, como por exemplo, estar matriculado em um curso de primeira opção. Fatores relacionados ao a falta de relação entre a teoria e a prática, ao treinamento inicial, a qualidade e a organização do curso e as motivações pessoais demonstraram ser determinantes para o abandono. Com base nos dados desses alunos foi possível desenvolver a elaboração de uma oficina virtual cujo conteúdo foi elaborado a partir dos resultados da pesquisa e validado por um grupo de especialistas.

 

Palavras-Chave: Educação a Distância. Matemática. Evasão. Permanência.

Notícia cadastrada em: 09/11/2021 16:30
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