Mestranda:
Deborah Teixeira Melo
Título:
O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ARGUMENTATIVAS POR ESTUDANTES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO, POR MEIO DE UMA SEQUENCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE O AGROTÓXICO GLIFOSATO
Banca Examinadora:
Profa. Dra. Rita de Cassia Suart - UFLA
Profa. Dra. Marianna Meirelles Junqueira - UFLA
Profa. Dra. Susan Bruna Carneiro Aragão – USP
Data: 30/11/2021
Horário: 17h
Local:
https://meet.google.com/mzs-mxri-qsq
RESUMO: Este projeto de pesquisa tem como proposta, o desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa, cujo público-alvo é estudantes de Química, do segundo ano do Ensino Médio, de uma Escola Estadual, situada em uma cidade do sul de Minas Gerais. A Sequência de Ensino Investigativa visa, por meio da abordagem do Ensino por Investigação, discutir sobre o agrotóxico glifosato, abordando conceitos químicos do conteúdo de soluções e aspectos epistêmicos da argumentação científica, de modo que sejam promovidas condições para que os estudantes construam argumentos científicos válidos; que construam o conhecimento químico sobre soluções aquosas em níveis macroscópico, microscópico e simbólico, e sobre o conhecimento científico relacionado ao uso do agrotóxico glifosato, de modo que possam desenvolver habilidades para construir um argumento científico sobre o consumo desse agrotóxico. Esta pesquisa apresenta características qualitativas, e a constituição dos dados será realizada por meio de questionários prévios e pós, assim como pelas produções textuais dos estudantes, e pelas análises das transcrições das gravações em áudio e vídeo. A análise dos dados poderá possibilitar a inferência de relações entre a abordagem epistemológica da argumentação no ensino de Química e a promoção de Alfabetização Científica, e possibilitará, também, investigar possíveis contribuições nos processos de ensino e de aprendizagem sobre argumentação científica, quando são promovidas orientações diretas aos estudantes, sobre os elementos epistêmicos constituintes de um argumento científico válido. Utilizando como aporte teórico os aspectos epistêmicos para a validação de argumentos científicos propostos por Sandoval e Reiser (2004), e as abordagens propostas por Bybee (1997) e Shwartz, Ben Zvi e Hofstein (2006) para a promoção de Alfabetização Científica, visa-se nesta pesquisa obter respostas para a questão: de que maneiras se relacionam a construção epistêmica de argumentos científicos e a promoção de Alfabetização Científica no ensino de Química na Educação Básica? Objetivando investigar o processo de construção do conhecimento de estudantes sobre os aspectos epistêmicos da argumentação científica e sobre o conceito de soluções, e ainda, como esse processo pode ser relacionar com a promoção de Alfabetização Científica. Espera-se obter resultados que possibilitem inferir uma relação positiva entre a orientação explícita dos elementos epistêmicos para a construção de argumentos científicos válidos e a promoção de Alfabetização Científica, de modo a contribuir com as demais pesquisas na área de ensino de Ciências, que consideram a argumentação como uma habilidade importante de ser desenvolvida.
Palavras-Chave: Alfabetização Científica. Argumentação. Ensino de Química.