Exame de Qualificação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Suhelen Sales Souto Souza - em 09/12/2021

Mestranda:

Suhelen Sales Souto Souza

Título:

RELAÇÕES COM OS SABERES DOCENTES EM UM PROCESSO DE FORMAÇÃO COMPARTILHADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Jose Antônio Araújo Andrade – UFLA

Profa. Dra. Silvia Maria Medeiros Caporale – UFLA

Profa. Dra. Danielli Ferreira Silva – IFSULDEMINAS

Data: 09/12/2021

Local:

RESUMO: Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e apresenta a seguinte questão orientadora: Que aprendizagens da docência, em um processo de formação compartilhada, possibilitam o desenvolvimento profissional docente? O objetivo geral é investigar as relações que professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental estabelecem com os saberes docentes mobilizados para se ensinar Matemática em um processo de formação compartilhada, cujo enfoque seja a prática pedagógica. Como consequência, propomos os seguintes objetivos específicos: (1) investigar como as professoras concebem a Matemática ao longo de sua trajetória escolar e profissional; (2) analisar a relação que as professoras estabelecem com os saberes docentes mobilizados para ensinar Matemática; e (3) identificar as (re)significações das relações estabelecidas com os saberes docentes desenvolvidas nas práticas pedagógicas em Matemática. A proposta foi fomentar um curso de extensão com encontros presenciais que ocorreram no período de outubro a dezembro de 2019. As participantes da pesquisa foram professoras do Ensino Fundamental Anos Iniciais de uma escola da rede privada localizada no interior de Minas Gerais. Este curso foi organizado de forma a problematizar alguns mitos que envolvem a Matemática e o seu ensino, além de desenvolver situações que possibilitassem que as professoras estivessem em Atividade Docente, considerada como a unidade entre a Atividade de Ensino e a Atividade de Formação, isto é, a práxis pedagógica. Os instrumentos utilizados para a constituição dos dados foram os registros orais obtidos por gravadores de voz, os memoriais produzidos pelas professoras e o diário de campo da pesquisadora. Pautados na perspectiva histórico-cultural, utilizamos para a análise dos dados da pesquisa os Núcleos de Significação para a apreensão da constituição dos sentidos constituídos pelas participantes para a compreensão da relação estabelecida com os saberes docentes e com as aprendizagens da docência.

Palavras-Chave: Formação docente. Aprendizagens da docência. Práticas pedagógicas. Desenvolvimento profissional. Relação com os saberes da docência. Atividade Docente.

Notícia cadastrada em: 30/11/2021 16:52
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 29/03/2024 02:29