Defesa de Dissertação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Jocione Aparecida Marmontelo - em 10/02/2022

Mestranda:

Jocione Aparecida Marmontelo

Título:

ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDAS E SURDOS: CONTRIBUIÇÕES DE DOCENTES DE UM CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Banca Examinadora:

Profa. Dra. Rosana Maria Mendes – UFLA

Profa. Dra. Silvia Maria Medeiros Caporale – UFLA

Prof. Dr. Elielson Ribeiro De Sales – UFPA

Data: 10/02/2022

Horário: 14h

Local:

RESUMO: A inclusão educacional de estudantes Surdas e Surdos tem sido alvo de discussões entre educadoras, educadores, pesquisadoras e pesquisadores. No Brasil, a atual Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva tem por objetivo assegurar que essa inclusão aconteça. Uma das ações dessa política é a oferta do Atendimento Educacional Especializado que trata da busca por uma formação integral através do apoio pedagógico disponibilizado no contraturno escolar. Essa ação visa auxiliar a estudante e o estudante com deficiência no seu processo educacional, identificando, elaborando e organizando recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dessas e desses estudantes. A presente pesquisa tem por objetivo investigar e analisar as ações, as intervenções e as estratégias didático-pedagógicas que as professoras de um Centro de Atendimento Educacional Especializado desenvolvem para a complementação da formação Matemática com estudantes Surdas e Surdos. A abordagem metodológica empregada foi a qualitativa. A análise dos dados utilizada foi a “Análise de Conteúdo”, através de uma percepção interpretativo-compreensiva dos dados coletados nas entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras que ensinam Matemática em um Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE). Também utilizamos a estratégia da análise documental para os planos de aula, cadernos de itinerância escolar, relatórios de atividades e planejamentos construídos e utilizados desde 2010. Os dados abordaram os depoimentos referentes às experiências e às estratégias didáticas utilizadas pelas professoras entrevistadas. Foram enumeradas três categorias de análise: (1) Estratégias didático-pedagógicas; (2) Processos de ensino e de aprendizagem de Matemática e (3) a parceria entre o Atendimento Educacional Especializado e a Escola Comum. A partir dos resultados obtidos, produzimos um Livreto contendo orientações e sugestões didático-pedagógicas para professoras, professores e profissionais que atuam na educação de Surdas e Surdos.

Palavras-Chave: Inclusão. Surdas. Surdos. Matemática. Centro de Atendimento Educacional Especializado.

Notícia cadastrada em: 21/01/2022 18:51
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 25/04/2024 18:31