Exame de Qualificação do Mestrado Profissional do PPGECEM/UFLA - Maria Regina Fonseca Guimarães - em 10/02/2022

Mestranda:

Maria Regina Fonseca Guimarães

Título:

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA LEI DE INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA BASEADA NO SOCIOCONSTRUTIVISMO, NAS METODOLOGIAS ATIVAS E NAS TDIC

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva – UFLA

Profa. Dra. Iraziet da Cunha Charret – UFLA

Prof. Dr. Thiago Costa Caetano – UNIFEI

Data: 10/02/2022

Horário: 14h

Local:

RESUMO: Este trabalho propõe uma sequência didática para o ensino/aprendizagem da lei de indução eletro[1]magnética, baseada no socioconstrutivismo, em metodologias ativas e TDIC. O trabalho foi motivado pela necessidade, cada vez maior, de promover o desenvolvimento da cultura científica nos estudantes. A sequência foi desenvolvida com duas turmas do 3º EM, de um colégio militar no sul de Minas Gerais. O tema escolhido para as aulas costuma ser cobrado no ENEM e é um conteúdo em que os alunos costumam apresentar dificuldades. A escolha das metodologias atendeu às sugestões e interesses dos próprios alunos, que responderam anonimamente a um questionário. A pesquisa foi de cunho qualitativa, do tipo exploratória, e teve como objetivo verificar a eficácia da sequência didática, a partir da análise das respostas elaboradas pelos estudantes às atividades pro[1]postas. A análise dos dados buscou identificar se as aulas conseguiram promover o desenvolvi[1]mento da alfabetização científica e autonomia dos alunos para observar o cotidiano, identificando e sabendo explicar o princípio de funcionamento de diferentes usinas geradoras de energia elétrica, baseadas na indução eletromagnética. Além disso, também se buscou avaliar se a sequência con[1]seguia promover o desenvolvimento de habilidades para resolução de problemas do tipo dos pro[1]postos pelo ENEM.

Palavras-Chave: Indução eletromagnética. Socioconstrutivismo. Metodologias Ativas. TDIC.

Notícia cadastrada em: 26/01/2022 19:04
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 24/04/2024 19:08